Duas lições
Este segundo turno revelou a força de recuperação de duas equipes: Fortaleza e Guarany, exatamente as que fizeram a decisão. No ano passado, o Guarany desfilava na segundona cearense, para onde tinha descido há alguns anos. No início de 2009, revelou os primeiros sinais de retomada, fato confirmado agora. A luta do Bugre no Castelão foi exemplar. Se não tivesse sofrido embotamento em Sobral, certamente alcançaria vôo mais elevado. A lição do Guará deve ser seguida pelo Icasa, que foi rebaixado. Nada de desespero no Verdão. Quanto ao Fortaleza, saiu fracassado de um turno. No Pici, tantas foram as turbulências que restou a impressão de um time incapaz de recompor-se a tempo de sonhar novamente com o tri. Mas o Leão retomou a postura de time vencedor. E está aí vitorioso em duas frentes: ´estadual´ e Copa do Brasil. Com muita competência ganhou o turno. E voltou a ter o tri como meta alcançável.
Reviravoltas
O futebol é mesmo fantástico. Quem entrou 2009 com melhores possibilidades foi o Fortaleza, vindo então de brilhante bicampeonato. Para surpresa geral, afundou. Perdeu o turno e entrou em crise. Aí quem assumiu a postura de tranqüilidade foi o Ceará.
Vendaval
O Alvinegro, ganhador do primeiro turno, passou a imagem que tudo estava a seu favor. De repente, caiu num retrocesso, sendo eliminado do turno e da Copa do Brasil. Turbulências forte em Porangabuçu. Houve ação emergente para contornar. Daí o retorno de Zé Teodoro.
Três meses
Agora estão aí Ceará e Fortaleza, prontos para decidir. Favorito? Não há favorito em situação assim. O Fortaleza tem a vantagem do ritmo, mas a desvantagem do desgaste. O Ceará tem a vantagem do descanso, mas a desvantagem da falta de ritmo. Em três meses, reviravoltas incríveis.
Homenagem
Hoje, às 9 horas, em Sobral, a colocação das placas na rua que levará o nome do saudoso Cmte. Maurocélio Rocha Pontes. Ele morreu num acidente aéreo. A rua liga o Aeroporto ao Derby. A solenidade será defronte à Faculdade de Medicina. Maurocélio foi empresário, piloto privado e desportivo muito querido em Sobral e Fortaleza.
Visita
Foi ótimo rever o querido jornalista Colombo Sá, que participou do Debate Bola (TV Diário) de domingo. Colombo é nome respeitado na crônica. Fundador do ´Clube dos Tetéus´, segue firme na Ceará Rádio Clube. Obrigado pela presença, Colombo.
Previsível
Desde quando o Fortaleza aplicou 4 a 1 no Guarany em Sobral, o Ceará passou a trabalhar na quase certeza que seria o Leão seu adversário na decisão do Campeonato Cearense 2009, fato confirmado domingo. De certa forma, era previsível a dificuldade que o Bugre teria para tirar a vantagem tricolor.
Situação ideal
Quem vem acompanhando os treinos do Ceará observa o quanto o time tem procurado puxar ritmo forte como se em jogos oficiais estivesse. Uma simulação que, embora distante da realidade, é a única maneira de aproximar da situação ideal o time de Porangabuçu.
Contraste
Jogar demais é ruim; jogar de menos, idem. Amanhã acontece exatamente o contrate: Ceará sem jogos oficiais e o Fortaleza na maratona, num desgaste acentuado. Um reclamando por falta; outro reclamando por excesso.
Zagueiro
Enquanto Fabrício não estiver nos coletivos, mostrando qualidade de um futebol plenamente recuperado, perdurará uma incerteza entre os alvinegros. Fabrício foi o zagueiro que mais afinou com Erivelton, mas só importa colocá-lo numa decisão se 100% refeito.
Valores
Se toda dívida trabalhista fosse paga aos jogadores pelos valores inicialmente anunciados, muita gente estaria nadando em ouro. Na maioria da vezes as somas devidas crescem em virtude da desídia dos clubes no acompanhamento das questões. Vinícius, que não é bobo, fez a parte que lhe cabia. O que vier será lucro.
"Eu diria para nossos fãs que não desistam de nós".
Felipe Massa, após fracassar no GP da China
Piloto brasileiro na Fórmula 1