Duas frentes
O Fortaleza trabalha em duas frentes. Já amanhã encara o Paraná pela Copa do Brasil. Foco, portanto, numa competição nacional. Logo depois, retoma o foco no certame estadual. ´Uma coisa de cada vez´, como disse o técnico Mirandinha. Questão é saber até que ponto este desgaste poderá prejudicar o Leão na disputa direta que tem com o Guarany pela conquista do turno. O tricolor do segundo tempo com o Boa Viagem deixou a desejar quanto à marcação. Prova maior foi o número de bolas que o goleiro Douglas teve de neutralizar. Mirandinha reclamou da acomodação que poderia ter havido, após o Leão, que jogava pelo empate, ter feito 1 a 0. Pelo sim, pelo não, barbas de molho. Copa do Brasil, até mesmo pelo modelo mata-mata que tem uma decisão a cada dois jogos, exige mais. Por enquanto, o Guarany reserva energias para os jogos finais. E fica assistindo ao desgaste do concorrente.
Artilheiro
Impressiona a forma como Marcelo Nicácio danou-se a fazer gols em profusão e, de repente, já está na ponta da artilharia cearense 2009 ao lado de Danilo Pitbull do Maranguape. Como Maranguape está fora, Nicácio tem tudo para assumir a artilharia isolada.
Incisivo
Gostei de conhecer pessoalmente o meia do Fortaleza Cleisson, que esteve no Debate Bola. Taí um jogador firme nas suas posições. O papo com ele, fora do ar, também foi muito agradável. Cleisson tem ótima formação religiosa, daí sua honestidade de propósito e de ação
Seriedade
Cleisson, por onde passou, deixou a marca de sua seriedade, quer no cumprimentos dos contratos, quer na concretização da palavra empenhada. Não por acaso congrega na Assembléia de Deus (Canaã), onde o Pastor Jessé faz brilhantes pregações. Em campo, Cleisson continua mostrando talento e elevado senso profissional. Exemplo de atleta.
Equilíbrio
Em perspectiva, equilíbrio na decisão. Atletas do Bugre que cresceram na competição: Elienton, Rafael Matos e Leto. Notória também a boa qualidade das opções. Dentre vários exemplos, fico com o da ala direita: quando Ivan não pode jogar, Tiago Granja dá o recado.
Confuso
Ainda quero encontrar o motivo pelo qual o Ferroviário desonerou justo no momento de definição nos dois turnos. O time ia inteiro, no capricho, mas desarranjou quando mais dele a torcida precisou. Parece situação interna mal resolvida que tirou a união do grupo.
Antes e depois
Depois do primeiro desencontro entre Lira e Léo Jaime, não obstante as tentativas de melhor convivência, sempre restou no ar a dúvida sobre até que ponto isso poderia ter afetado a condição psicológica do jogador. Léo Jaime voltou, mas não mais repetiu suas grandes atuações. Parecia um jogador não mais à vontade.
Questionamento
Está certo o Ceará quando prepara o time para a decisão do Campeonato Cearense, mas sem descuidar da montagem do grupo para a Série B nacional. Há quem questione a posição alvinegra de anunciar as contratações, pois isso poderá desgostar os que formam o atual time.
Titulares
Neste caso alvinegro, uma coisa nada tem a ver com a outra. No certame estadual, os atuais jogadores não serão ameaçados em suas posições pelos que chegam. Quanto à Serie B, cada um lutará por sua posição.
Consciente
A chegada de novos jogadores no Ceará não representa desestímulo aos que lá se encontram. Não creio que isso seja motivo para queixas, pois o elenco para Série B terá de ser maior e mais reforçado, não só pelo tempo de duração bem como pelo nível mais elevado.
Primeiro jogo
Hoje faz 114 anos do primeiro jogo regulamentar de futebol no Brasil. Quem o promoveu foi Charles Miller, introdutor do futebol association no Brasil. Dia 14.04.1894. Campo do Velódromo, Rua da Consolação, centro de São Paulo. The São Paulo Railway Team 4 x 2 The Tem Gaz. (Dados de Airton Fontenele).
"Não se pode relaxar em momento algum. Se relaxar, depois vem a crise".
Cleisson, sobre os desafios dos próximos jogos
Meia do Fortaleza