Festa em Sobral
Guarany de volta a uma grande decisão. Ontem, simplificou. Como dono da casa, teve o controle do jogo, com destaque para Elielton, Rafael Matos e Leto. A substituição de Valter, contundido, por Wilson, logo aos 18 minutos do primeiro tempo, mexeu com o sistema defensivo coral. Daí o Bugre apertou mais ainda. A pressão resultou no golaço de Leto, após genial toque de Elielton. Na fase final, O Ferrão voltou com Ricardo no lugar de Léo Jaime. Assumiu o controle do jogo e quase empatou com Ricardo e Robson. Mas a partir de 15 minutos o Guará retomou o domínio e não mais cedeu. Destaque para o goleiro Vantuir, do Guará, que nos acréscimos fez providencial defesa, quando João Neto, que entrara no lugar de Diego, teve grande chance para empatar. O Guarany soube se impor em casa, exatamente o que não soube fazer o Ferroviário quando do primeiro jogo na Barra. Festa em Sobral. Merecida festa.
Finalista
O Fortaleza fez a parte que lhe cabia e garantiu sua presença na final do turno. Vitória por 3 a 2 que não retratou bem a história do jogo. No segundo tempo, o Boa Viagem mandou na partida e merecia melhor sorte. Isso é motivo de preocupação para Mirandinha.
Show
O dono do jogo no Castelão foi Denilson, do Boa Viagem. Além dos dois gols que marcou, comandou com maestria o time visitante e por pouco não complica a vida do Fortaleza. A rigor, o leão somente retomou o comando do jogo após a expulsão de Nilsinho.
Artilheiro
No Fortaleza, Marcelo Nicácio mais uma vez deixa a sua marca na vitória por 3 a 2. Ele chega aos 11º gol, alcançando Danilo Pitbull que até então era o artilheiro isolado. Marcelo Nicácio tem sido de uma importância muito grande nesta reta final do certame.
Observações
Quando Álvaro foi substituído, o Leão perdeu o domínio, mostrando-se muito vulnerável. /// Bismarck é lucidez pura. Basta ver sua participação no gol de Nicácio. /// Bambam precisa de apoio. Anda confuso. /// Que belo trabalho fez Danilo Augusto. Pegou o Boa Viagem na lanterna e quase o levou à decisão do turno.
Notas & notas
O médico Ronaldo Silva aniversaria hoje. Será alvo de justas homenagens. Ele fez as cirurgias nos dois joelhos de Gildo, maior ídolo da história do Ceará. Ronaldo também acompanhou Gildo na cirurgia que o médico Fernando Façanha Filho fez com sucesso na coluna do jogador. Parabéns.
À distância
No Ceará, segue o período de preparação para os dois jogos finais do campeonato 2009. Claro que Zé Teodoro fez todas as anotações sobre o desempenho do Guarany e do Fortaleza. O Alvinegro assiste ao desgaste dos concorrentes. E fica à espera do seu adversário.
Dupla
A melhor notícia para o Zé Teodoro foi a informação de que a partir de hoje já poderá incluir no esquema de preparação para os dois jogos decisivos do certame exatamente a dupla de zaga que garantiu a conquista do primeiro turno, ou seja, Fabrício e Erivelton.
Consciente
Contar com Fabrício e Erivelton em forma será fundamental para as pretensões de título do Ceará, pois um dos maiores problemas alvinegros foi o desacerto na zaga após o afastamento dos titulares. Em nenhum momento, Márcio Martins e Robson conseguiram o entrosamento desejado.
Saudade
Morreu Paulo Rodrigues, plantonista de memória privilegiada. Como era cego, impressionava a todos. Daí ser chamado de ´homem-computador´, pois trazia na memória os dados de todos os campeonatos estaduais e nacionais. Impressionante. Um fenômeno mesmo.
Saudade II
Paulo Rodrigues atendia a todos os companheiros que o procuravam para conferir dados e informações. Meus pêsames à sua mulher, dona Letícia, ao seu filho, Paulo Geovane, e aos demais familiares. Como bem ressaltou o pesquisador Airton Fontenele, a morte de Paulinho abre uma lacuna na memória do futebol cearense.
"Se Deus abriu a porta, nos vamos entrando. E temos muito mais a cumprir".
Oliveira Lopes, após confirmar a classificação para a decisão do turno
Técnico do Guarany de Sobral