Classificação
O Ceará terá hoje a oportunidade de garantir sua vaga nas semifinais do segundo turno. Basta ganhar em Juazeiro do Norte. Situações extremas: de um lado, o alvinegro com projeto arrastão; do outro, o Verdão querendo fugir do rebaixamento. Um tropeço do Icasa será quase fatal, pois, para fugir da degola, terá de ganhar do Quixadá dentro do Abilhão no próximo domingo. Portanto, as circunstâncias do jogo de hoje são especiais. Esperança e desespero, juntos, entrando em campo. Esperança do alvinegro; desespero do Icasa. Há anos o Verdão não experimentava a terrível sensação e ameaça de sair da elite. Além disso, demitiu o técnico Fito Neves e ingressou no período de transição ao novo estágio. Tudo é incógnita no vice-campeão cearense. Vale observar um detalhe: a história há mostrado que time assim, ferido em seus brios, costuma ser muito perigoso. Recado direto ao Ceará.
Ausência
O Ceará estava perdendo para o Guarany por 3 a 0. Situação quase irreversível. Aí entrou em cena Misael. Comandou a reação e o Ceará ganhou por 4 a 3. Já diante do Horizonte, Misael foi o melhor do jogo, além de ter marcado dois gols. Hoje, o grande ausente.
De fora
É o que sempre digo: cartão bobo termina prejudicando duplamente o time e o atleta. Além de Misael, também estão fora Fábio Vidal, Geraldo e Edu Sales. Quanto a Edu, tudo bem, será fácil contornar a ausência. O mesmo não se pode dizer de Fábio Vidal e Geraldo.
Fantasmas
No outro jogo importante de hoje, pela situação na parte baixa da classificação geral, o Itapipoca tentará espantar os fantasmas que ainda o assustam quanto à possibilidade de rebaixamento. Ganhar do Horizonte no Perilão é a meta para não ter que se livrar da queda justo no último jogo diante do Ceará.
Superação
O Fortaleza, não obstante turbulências enfrentadas no turno, aí está líder, confiante. Superou a queda do treinador Casemiro Mior, fixou Mirandinha no comando, realizou contratações na reta final do prazo e já colhe frutos dessa incisiva ação. Taí Cleisson como exemplo.
Alçapão
Outro ponto importante na retomada do Leão pelo tri foi fazer do Estádio Alcides Santos seu alçapão. Lá ninguém ganhou do Fortaleza. Neste turno, foram quatro jogos e quatro vitórias do tricolor (12 pontos conquistados, 11 gols marcados). Invicto no Pici. Aproveitamento de 100%.
Amadurecimento
Nos dois últimos jogos, Bambam deixou a sua marca. Tem sabido contornar adversidades. E revela personalidade para encarar opiniões desfavoráveis. Dá sinais de que consegue assimilar as críticas, sem comprometer seu desempenho.
Tempo
Quem perdeu mais com o período de ausência de Adailton, ele ou o Fortaleza? Resposta simples: os dois. Mas, numa avaliação mais rigorosa, creio que o atleta deixou passar fora da vitrine momentos em que mais poderia confirmar suas qualidades. Mercadoria fora da vitrine geralmente cai de cotação.
Na vitrine
Quem está sabendo aproveitar a vitrine é Wescley, do Ferroviário. No ataque coral ele brilha, marcando belos gols. A cada jogo, a certeza de sua afirmação. Consolida sua imagem de goleador. O presidente Paulo Vagner elogia muito o comportamento profissional desse atleta.
Saldo
Apesar de ter ficado para confirmar a vaga só na última rodada diante do Maranguape, o Ferrão tem ótima vantagem sobre o Boa Viagem, que também sonha com o G-4. Se igualar nos pontos e vitórias, o Ferrão tem 5 gols de saldo; o Boa Viagem, deve dois. Diferença de sete gols.
É festa
Meu querido amigo Calvino, mais antigo funcionário da OAB/CE, aniversaria hoje. Festa para ele. Calvino merece. /// Festa também para os meus igualmente queridos Ivanildo (sonoplasta aqui da Casa), Iolanda (Igreja dos Remédios), Zilmar, e os jornalistas José Nicolau e Chico Alves, todos aniversariantes de hoje. Parabéns.
"Fazer a reforma do Castelão é fácil; difícil é mudar a mentalidade dos vândalos".
Luís Augusto (Artista), sobre os torcedores que depredam os estádios
Arquiteto