Vitória anima o alvinegro
Clássico prejudicado pela chuva, que não permitiu seqüência normal das jogadas. Piso escorregadio dificultou o domínio da bola. A rigor, pela produção das equipes, o resultado justo teria sido o empate. Lances polêmicos acabaram definindo o placar. No primeiro tempo, equilíbrio. Bismarck e Rodrigo Mendes criaram boas situações. Nicácio mandou na trave. O Ceará teve chance com Sérgio Alves. E contou com o azar de Gilmack que fez gol contra (Ceará, 1 a 0). Na fase final, Mirandinha arriscou mais com Jô, Wanderley e Mauro Guerreiro. Empatou com Nicácio (1 a 1). Antes, o Ceará optara por Fábio Gomes para fechar. Mas, em compensação, fez entrar Misael para puxar contra-ataques rápidos. Deu certo. Num desses lances de velocidade, Misael foi derrubado por Sílvio. Luzimar assinalou pênalti que Maracanã converteu e ganhou o jogo (2 a 1). Vitória no detalhe. Clássico é assim mesmo.
Lances capitais
Antes de marcar o gol do Fortaleza, Nicácio fez falta nitidamente num zagueiro do Ceará, derrubando-o, fato que beneficiou o tricolor. Na seqüência do lance, após vários jogadores escorregarem, o próprio Nicácio empatou. Luzimar Siqueira errou ao não marcar a falta.
Pênalti
Misael, na velocidade, dá o toque na bola. Sílvio, que o acompanhava, acabou tocando no jogador do Ceará. Assim Misael foi derrubado na área. Luzimar Siqueira marcou pênalti. Para alguns, lance polêmico. Para mim, houve realmente o pênalti que deu a vitória ao Ceará.
Observações
Bismarck e Rodrigo Mendes, mesmo na chuva, ditaram ritmo. /// Certa a saída de Mendes no segundo tempo, já pela sua condição física. /// Não entendi a saída de Boiadeiro. /// Certa saída de Sérgio Alves que estava cansado./// Correta a entrada de Misael para imprimir velocidade na frente. Imprimiu. Daí veio o gol.
Em Sobral
O Guarany confirmou a liderança com bela vitória, de virada, sobre o Ferroviário. Ferrão mandou no primeiro tempo, mas não soube matar o jogo, desperdiçando incontáveis chances. Na fase final, o Guará veio com Clodoaldo. Tomou conta de tudo e virou (2 a 1).
Aplicação
O time coral precisa de mais aplicação na hora de definir os rumos de suas partidas. Lira demorou muito até decidir pela entrada de Léo Jaime. /// Oliveira Lopes foi mais ousado nas modificações que fez, máxime quando trocou Leto por Clodô. /// O gol de Jessuí, de cabeça, foi um primor.
Prazo final
´Art. 7º - O prazo final para inscrições de novos atletas, durante o Campeonato Cearense de Futebol Profissional da 1ª Divisão de 2009, termina no dia 23 de março de 2009´. É hoje. Agora é seguir com o grupo que estará formado até o fim do expediente. Depois, seja o que Deus quiser.
Contratações
Na reta final, o Fortaleza cuidou de reforçar o grupo. Contratou o atacante Luís Carlos e o meia Cleisson. Mexeu com a galera. A luta pelo tricampeonato continua como objetivo principal do tricolor, não obstante também sua luta na Copa do Brasil.
Zagueiro
Juninho poderá acertar hoje seu retorno ao Ceará, onde se deu muito bem em 2006, quando foi campeão cearense, formando sólida dupla de zaga com Preto. Dele, inclusive o gol da vitória alvinegra (1 a 0) no primeiro jogo diante do Leão. Terá de correr contra o tempo hoje.
Esperança
Matéria divulgada pela RBS de Porto Alegre faz referência ao desejo de Jardel, que sonha poder um dia voltar ao Grêmio. A matéria também registra o gol que ele fez na estréia pelo Ferrão. E conclui afirmando que Jardel garante ter ainda mais três ou quatro anos de futebol.
Retorno
A esperança de Jardel reflete-se nas declarações que faz. ele afirma que seu retorno ao Grêmio acontecerá no momento certo. O atacante deixa claro que tem condições de brigar pela artilharia em qualquer clube do futebol brasileiro. Mas a concretização do sonho dele, creio, dependerá de seu desempenho no Ferrão.
"Agora é momento de calma, tranqüilidade, para poder trabalhar".
Ruy Scarpino, após a vitória
Técnico do Ceará