Matéria-622061

Único tranqüilo

O segundo turno vai gradualmente mostrando sua verdadeira face. As equipes se reforçaram, o que é muito natural, razão por que a classificação mostra como Guarany e Icasa estão aí com claros objetivos de classificação. Aliás, o Guarany já mostrara franco progresso no turno inicial, quando chegou a brigar por uma vaga no G-4. O Icasa, não obstante a derrota para o Fortaleza, está alcançando produção mais consistente e capaz também de colocá-lo entre os quatro no atual turno. Portanto, eis a grande diferença: no primeiro turno a projeção era trabalhada em cima de duas vagas para a decisão do certame. Agora, com times mais fortes, resta apenas uma vaga. Relação inversa: aumentou o potencial dos concorrentes, enquanto a vaga ficou reduzida a somente uma. De certa forma, a única situação confortável é a do Ceará porque garantido na final 2009 já pelo turno que conquistou.

Embalo

Observação importante: mesmo com um turno na mão, o Ceará não pode se descuidar. É muito comum ser campeão do ano o time que vence o segundo turno porque vai no embalo para os dois jogos finais. Daí a razão por que todo time quer o título arrastão.

Dignidade

Jardel que já viveu grandes conquistas nacionais e internacionais, está tendo a humildade de recomeçar no modesto certame cearense, se comparado com Decisão de Mundial e Libertadores da América. Mas Jardel cumpre propósito interior. Está sendo homem, digno, correto.

Sem acomodação

O adiamento da data de anúncio das cidades escolhidas para sediar no Brasil a Copa de 2014 deve ser examinada como um tempo a mais para acelerar os trabalhos no PV e não como espaço para acomodação e demora no que ali há muito já deveria ter sido feito.

Logo

Não gostei do adiamento anunciado pela Fifa. No Brasil as obras jamais terminam no tempo aprazado. Taí mais alguns dias para retardar o que já poderia começar no dia 21 próximo. Da data em que o PV foi interditado até hoje, já houve tempo para total recuperação da obra. Isso se entraves burocráticos não fossem barreira quase intransponível.

Simplicidade

Ficou provado que com Sérgio Alves tudo fica mais simples nas conclusões. Sérgio, mesmo veterano, tem o sentimento que aos outros falta numa proporção melhor: a colocação perfeita e tiro sempre dentro do retângulo. Se bate na trave ou o goleiro pega, aí é outra história.

Velocidade

Vi pela tv a vitória do Manchester United sobre a Inter de Milão e a vitória do Barcelona sobre o Lyon. Meu Deus, fiquei impressionado com a velocidade imposta por esses clubes europeus. Algo alucinante. À noite, diante dos jogos do Campeonato Cearense, a impressão é de que a disputa aqui se desenvolve em câmera lenta. E bota lentidão nisso.

Talento

Bismarck deu um show de bola pelo Fortaleza diante do Icasa. Além disso, um golaço para coroar a bela exibição. Pena Marcelo Nicácio estar fora do jogo em Sobral, quando muito dele o ataque tricolor irá precisar. Contra o Bugre, no Junco, tudo é sempre muito difícil.

Golaço

No festival de golaços da quarta, o mais bonito na minha opinião foi o assinalado por Clodoaldo, do Guarany, no Itapipoca. O de Jardel também foi uma pintura. Mas o do Baixinho me parece mais difícil.

Alerta

Com a derrota em Sobral, o Itapipoca passou a se preocupar com o rebaixamento. Agora a diferença que o separa do Quixadá na classificação geral é de apenas três pontos (10 a 7). Verdade que o Quixinha tem um jogo a mais. Mesmo assim a margem ficou muito reduzida.

A vez deles

O veterano Túlio Maravilha, que pretende ser presidente da República, foi eleito vereador em Goiânia. Ganhou citação na Revista Veja. O veterano Ronaldo, desde o gol no Palmeiras, é matéria permanente na mídia nacional. Jardel, no gol que fez no Quixadá, também ganhou espaço na imprensa brasileira. A vez é deles.

"A hora em que acharmos que ele está bem, vamos chamá-lo".
Dunga, justificando a não convocação de Ronaldo Nazário
Técnico da Seleção Brasileira