Matéria-618352

Estréia

O Fortaleza começa hoje o seu trabalho no segundo turno. Muita expectativa entre os tricolores, haja vista a necessidade de ganhar a segunda fase do campeonato, sob pena de ver comprometido o projeto de mais um tri estadual, tão desejado pelos torcedores. Portanto, o Leão larga com extrema responsabilidade. No primeiro turno, o Fortaleza ganhou do Boa Viagem dentro do Estádio Serjão (1 x 2). Lá experimentou algumas dificuldades. Hoje, o cenário é o Estádio Alcides Santos, no Pici, fato que dá vantagem ao Leão, haja vista o apoio de sua torcida. Sem novidades no modelo (alterações apenas impostas por suspensão de jogadores), Mirandinha cuidou de manter a base. Com isso busca a automação, que não foi conseguida por Mior. Correta a decisão do treinador. Não quis inventar nada. Vai no trivial. E somente fará mudanças de acordo com as circunstâncias da partida. É por aí.

Tricampeonato

O Fortaleza luta pelo terceiro tri de sua história. O primeiro tricampeonato do Fortaleza foi em 1926/27/28. Ganhou o segundo tri em 2003, 2004 e 2005. Tem agora a chance de tentar mais um tri, apesar de ter perdido o primeiro turno deste ano.

É jovem

Fico a pensar no que deve passar pela cabeça de um jogador jovem, como Adailton, que, de repente, é envolvido por pessoas espertas. Vale como experiência para ele. Daqui para frente, terá mais cuidado nos seus atos. E assim evitará precipitações como a que cometeu.

Na mídia

No jornal de ontem a manchete: ´Arnaldo Lira diz que Ferrão é o favorito´. Mais uma maneira encontrada pelo inquieto treinador no sentido de motivar o clássico. Antes, ele já dissera que o Ceará não suportaria uma prorrogação. Lira ganha espaço na mídia. Ele sabe fazer isso.

Equilíbrio

Será o Ferroviário favorito mesmo? Pelas circunstâncias, não há favorito em clássico decisivo como o de amanhã. Vejo equilíbrio de forças. Aliás, equilíbrio que vem desde a fase classificatória, quando ambos tiveram 66.67% de aproveitamento, com a vantagem alvinegra sendo apenas no saldo de gols (três a mais).

Iguais

Na fase semifinal, Ferroviário e Ceará tiveram aproveitamento exatamente igual: 66.67%. E desta vez iguais também no saldo de gols e no número de vitória e de empate. A diferença a favor do Ceará foi posta no primeiro jogo da fase final, com a vitória alvinegra.

Algumas diferenças

Os números, portanto, não permitem apontar favorito. O Ceará tem a vantagem do empate e também de ser um time mais experiente em termos de decisão. O Ferroviário, por ser um time mais jovem, precisará conter os naturais ímpetos tão próprios da juventude.

Retorno

Uma verdade cristalina: o retorno de Léo Jaime dará aos corais o perigoso poder de finalização que lhe faltou no jogo anterior. Isso é indiscutível. Uma preocupação a mais para Fabrício e Erivelton. Léo é veloz e finaliza muito bem.

Consciente

Jardel chegou ao Ferroviário na quarta-feira, 4 de fevereiro. Hoje completa 24 dias. Hamilton Tavares, preparador físico coral, calcula que em mais duas semanas Jardel estará no ponto. A estréia do Ferroviário no segundo turno acontecerá no dia 5 de março, quinta-feira próxima. Vai ter que acelerar o trabalho.

Interesse

Marcos Pimentel, que jogou no Ferroviário e hoje está no Barueri, despertou o interesse do Santos/SP. O único empecilho à transação está seno o alto preço pedido pelos empresários. Marcos já mostrara talento na época em que atuou pelo time coral. Não me surpreendi com isso.

Sinal aberto

A TV Diário está entrando (sinal aberto) via Canal 3 em Crateús. Já Barbalha, Crato, Ipueiras, Itarema, Jaguaribara, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Jaguaribara, Pedra Branca, Sobral e Ubajara captam a TV Diário pelo Canal 4 (sinal aberto). Iguatu recebe pelo Canal 20 (também sinal aberto).

"Não entendo como as pessoas afirmam coisas sem saber. Nunca estive fora da disputa".
Rubinho Barrichello, sobre sua possível presença na categoria em 2009
Piloto de Fórmula 1