Inteligente declaração
Arnaldo Lira diz que o Ceará, pela maior experiência em grandes decisões, é o favorito. De certa forma, ele tem suas razões. Como não é bobo, transfere também maior responsabilidade ao adversário, ficando o Ferrão numa posição mais cômoda em termos de cobrança. Mostrei ontem os números que retratam equilíbrio total entre alvinegros e tricolores. Hoje reforço a opinião. Mas busco na colocação de Lira uma leitura isenta a respeito de sua posição. Na verdade, o Ferroviário é um time muito jovem. O elenco do Ceará é mais passado na casca do alho como se diz na gíria. Ainda assim, as vantagens estão divididas: os mais jovens têm mais energia; os mais maduros excedem em matreirice, que também ganha jogo. Uma coisa a compensar a outra. Lira diz que o Ceará é favorito. Velha estratégia usado pelo arguto treinador. Ele alivia expectativa na Barra e passa ao oponente a obrigação de ganhar.
Bom senso
Finalmente, a melhor data para a grande decisão do turno inicial do certame: primeiro de março. Como dizia o Sílvio Carlos, domingo é dia de missa, praia e futebol. Portanto, tudo a ver com o clássico Ceará x Ferroviário. Previsão de recorde de público e de renda.
Gente da terra
Mauro Carmélio, vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, tem tido importante participação em todos os segmentos da entidade. Além de sua vida profissional como advogado, Mauro há dedicado muito de sua vida ao futebol, no TJD, na FCF, onde atua há 20 anos. Hoje, Mauro Carmélio aniversaria. Será alvo de muitas homenagens. Parabéns.
Dono
Antigamente os clubes eram os donos dos passes dos jogadores. Aí veio a onda de libertação. Fim do passe seria a alforria dos atletas. Ledo engano. Hoje, os donos dos jogadores passaram a ser os senhores empresários que deitam e rolam.
Opinar
Quando o empresário é bom, o jogador tira proveito disso. Quando o empresário é ruim, o atleta pode pagar caro. Alerto os mais jovens: muito cuidado nesta hora. A família do jogador deve opinar sempre e não deixar tudo nas mãos de terceiros.
Copa do Brasil
Gosto desse tipo de competição. Um mata-mata que não dá folga a ninguém, pois conta em dobro os gols marcados fora de casa, quando há empate no número de pontos após dois jogos.
Oportuna viagem
A saída do Fortaleza para enfrentar a Desportiva em Cariacica, no Espírito Santo, chega numa boa hora. Sair das turbulências, afastando-se um pouco da torcida mais exigente, já foi estratégia de muito treinador. Mas esta veio por pura coincidência. Se o Leão obtiver fora bom resultado, aliviará tensões para o jogo de volta.
Novidades
O Icasa, cheio de novos atletas, procura mudar o perfil perdedor que o marcou no primeiro turno cearense. Ousada a reação do presidente Zacarias Silva. A missão de Fito Neves não é fácil porque a primeira experiência com o novo grupo é logo contra a Portuguesa/SP. Mas vamos torcer para que tudo dê certo hoje no Castelão.
O melhor
O maior destaque do primeiro turno até aqui é Boiadeiro, ala alvinegro. Na avaliação que fiz levei em conta a regularidade dele. Outros brilharam, mas oscilaram muito. Caso de Léo Jaime, do Ferroviário, e Danilo Pitbull e Carlos Alberto, ambos do Maranguape.
Novo ataque
Guarany de Sobral vem aí com reforços para o segundo turno. No ataque, estão Jessuí e Reinaldo Aleluia. O primeiro teste da nova composição será amanhã diante do Uniclinic no Estádio do Junco. No turno inicial, o Guarany obteve bons resultados como nos empates com o Fortaleza, em pleno Pici, e com o Ceará em Sobral.
"Apitar é com a regra. Conduzir é com a inteligência".
Sérgio Pinheiro, sobre arbitragem
Comentarista