Festa de gols
A sétima rodada do Campeonato Cearense foi empolgante. Gols e gols por toda parte. No clássico, alternância de domínio entre Ceará e Fortaleza. Mas deu vitória (2 a 1) alvinegra que foi melhor no segundo tempo e soube aproveitar as chances. Espetáculo foi a vitória do Ferroviário (3 x 4) sobre o Icasa, com show de Ricardo. Maranguape vitorioso e líder. Horizonte cedeu empate ao Itapipoca a poucos minutos do fim. Guarany reage na competição. No Castelão, fumacê em decorrência do foguetório mais parecia trabalho contra o mosquito da dengue. A fumaça prejudicou muito a imagem da televisão. Quando ao jogo, o Fortaleza foi um pouco mais perigoso no primeiro tempo, máxime pela presença de Adailton nas conclusões. Na fase final, a entrada de Edu Sales pôs mais velocidade no ataque do Ceará, gerando daí a vitória que terminou sendo justa. Há muita emoção reservada para a próxima rodada.
O melhor
Boiadeiro. Desde a estréia contra o Quixadá, ele revelou ótimo apoio ao ataque, mormente pelos perigosos cruzamentos que faz. Ontem, além disso, marcou o gol da vitória na reta final. Poderia ter escolhido Alex Gaibu, mas como este saiu mais cedo, optei pelo ala.
Velocidade
Embora tenha havido alternância de domínio, compreendo que o Ceará controlou mais a situação na fase final. A entrada de Edu Sales, pela velocidade empregada, deu ao alvinegro melhor poder de movimentação, acompanhado no ritmo por Alex Gaibu. Daí a vitória.
Mais
No Fortaleza, Álvaro produziu muito. Dores musculares o impediram de continuar na partida. Foi ruim para o Leão que perdeu qualidade. O jogo pela esquerda, com Eusébio, não saiu bem. Foi melhor com Elvis pela direita. Mesmo com a derrota, acho que o Leão apresentou mais do que eu esperava.
Firmeza
Citei que a projeção de um jogador se acentua na medida em que nos clássicos consegue assinalar gol no rival. Adailton fez a sua parte. Aliás, no primeiro tempo foram dele duas conclusões que obrigaram Adilson a praticar milagrosas defesas. Adailton foi bem, inclusive marcando um gol.
Observações
Boa a arbitragem de Luzimar Siqueira. Segurou o jogo, economizando cartões. Acertou nas expulsões. O lance polêmico em que Fernando dentro da área tocou a bola com a mão foi o único que gerou protesto. /// Bambam não rendou no clássico o que produz nos chamados jogos comuns. É natural.
Bravura
Vi parte da sensacional vitória do Ferroviário em Juazeiro. Destaques para Ricardo e Diego. A bravura do time lembrou o espírito guerreiro do próprio treinador. Mesmo com dois jogadores a menos foi capaz de buscar a vitória, sempre comandando o placar.
Liderança
Maranguape mais líder do que nunca. A vitória sobre o Boa Viagem dentro do Estádio Serjão confirma o ótimo momento do Gavião. Novamente Paulinho e Danilo Pitbull fizeram os gols. Danilo chega ao sexto gol e segue como artilheiro isolado da competição.
De volta
Jardel, com nova visão de vida, retorna ao Ferroviário. A torcida coral já imagina uma dupla de ataque com Léo Jaime, destaque do atual campeonato, e Jardel, filho que volta à casa coral. Foi uma jogada de mestre porque junta a repercussão da contratação com a possibilidades de novas parcerias.
Diferente
Inacreditável o empate Horizonte 2 x 2 Boa Viagem pela forma como aconteceu: nos nove minutos finais (incluído o acréscimo) houve quatro gols. O Horizonte não tem repetido o feito de 2008, quando era quase imbatível em casa. Está há três jogos sem vencer no Domingão.
Nova realidade
De forma gradual, o Horizonte, sensação do ano passado, vem mostrando produção mais modesta. No Clenilsão (seu alçapão), dificilmente tropeçava. Agora no Domingão há experimentado resultados insatisfatórios. E já deixa o técnico Argeu dos Santos na obrigação de repensar alguns pontos de sua equipe.
"Colocamos velocidade na frente e com isso conseguimos alcançar o resultado."
Zé Teodoro, explicando a vitória alvinegra
Técnico do Ceará