Segundo clássico
Observo evolução no Ferroviário. Após o vexame da estréia, quando em casa perdeu para o Horizonte por 3 a 0, os corais iniciaram sua reação. Fora de casa ganhou do Quixadá, empatou o clássico diante do Ceará no Castelão e bateu no Boa Viagem dentro do Serjão. Portanto, duas animadoras vitórias fora de casa. Com um detalhe: no jogo passado não contou com Léo Jaime e Diego, perigosos atacante. Guto e Rodrigo estão em ascensão no Ferroviário. Quanto ao Fortaleza, gradualmente vai ajustando suas linhas. Elvis e Eusébio estão apoiando bem, principalmente o lateral-direito. Coutinho e Giovani melhoraram muito no jogo anterior. Mas no Leão há alguns defeitos que precisam ser corrigidos: a queda de ritmo no segundo tempo e as erradas saídas de bola ao ataque. A zaga andou se atrapalhando em duas oportunidades. A entrada da grande área não é lugar para desídias. Advertência feita.
Liderança
Hoje, às 16h15, a TV Diário mostra ao vivo Horizonte e Boa Viagem (narração de Kaio Cezar). Pela campanha, Horizonte é favorito. Além disso, tem a vantagem de jogar em casa no Domingão. O Horizonte tem tudo para ´dormir´ líder. Basta uma vitória simples.
Contraste
Surpresa positiva é o Maranguape. Prestem atenção no futebol de Paulinho. Goleador insinuante, muito bom. Surpresa negativa o Icasa. Frustração total. Esquerdinha e Piva, que respectivamente brilharam no Boa Viagem e no Horizonte, estão atônitos no Verdão. Incrível.
No Junco
Guarany x Ceará no Junco. Como nos velhos tempos. Lembrei agora do saudoso Marcelo Palhano. Pelo que vi de boa produção do Guarany no segundo tempo diante do Fortaleza no Pici, o Ceará terá dificuldades em Sobral. É de praxe. Clodoaldo e Didi Cearense estão lá. Logo...
Desatenção
A zaga do Ceará precisa estar mais atenta. Não raro, permite sem incômodos a movimentação de adversários na área alvinegra. Assim no gol de Diego, do Ferroviário; assim nos gols de Carlos Alberto e Paulinho, do Maranguape.
É bom
Anotem o nome do jovem preparador físico do Maranguape: Roger Gouveia. Ele é muito bom. Trabalhou no Fortaleza como auxiliar. Este ano, resolveu apostar tudo na sua profissão ao receber convite do Maranguape. Taí o time mantendo ótimo ritmo nos dois tempos. Roger é cearense, formado aqui mesmo na terrinha. Melhor ainda.
Dicas
Ninguém tem dúvida da qualidade do futebol de Alberto e Geraldo. Este, no jogo passado, mostrou serviço. Agora vão encarar o desafio que é enfrentar o Bugre em Sobral. Quem deve dar as dicas é Sérgio Alves, campeão na segundona pela Guará no ano passado.
Elogio
Luís Torquato fez questão de elogiar o trabalho do árbitro Paulo Marcelo no empate (0 a 0) em Itapipoca. Segundo Torquato, Paulo Marcelo foi nota dez. O cronista Edmilson Manfrini, da Rádio Educadora de Sobral, também elogiou: ´O trio esteve perfeito´, disse.
Luto
Lamento a morte do meu querido amigo Afrânio Peixoto. Nos anos 50, foi brilhante comentarista esportivo. Depois, diretor da Rádio Uirapuru, quando da Organização José Pessoa de Araújo, e da TV Cidade. Também presidiu a Acert. Homem vitorioso. Fica a saudade. Pêsames à família.
Pênalti
Como eu estava narrando o jogo Icasa 0 x 2 Fortaleza, não tive a oportunidade de ver na hora o lance que resultou em protestos do Ceará pela não marcação de um pênalti contra o Maranguape. Vi o teipe ontem. Foi realmente pênalti de Jó em Edu Sales. Procede o protesto do Ceará.
Levantamento
O crítico de arbitragem, Dacildo Mourão, está fazendo um levantamento para saber quantos pênaltis realmente existentes aconteceram nestas quatro rodadas do Campeonato Cearense e também quantos pênaltis já foram marcados de forma equivocada. O objetivo é chamar a atenção dos árbitros para que tenham mais cuidado.
"É preciso cuidado com a arbitragem. Não é só o Ceará que reclama. Todos estão reclamando".
Evandro Leitão
Presidente do Ceará