Leão e Leãozinho
Flamengo, rubro-negro. Guarany, rubro-negro. Os dois no caminho do Fortaleza. Leão e Leãozinho em ação. O primeiro tropeçou no Pici; o segundo, com categoria e personalidade, despachou da Copa São Paulo o poderoso Mengão (5 a 4). Já no Pici, o Fortaleza abafou o Guarany durante todo o primeiro tempo. Teve chances com Gilmak, Eusébio e Osvaldo. Fez 1 a 0 com Nenê. Deu a impressão de que ganharia sem problemas, mas complicou. Cedeu o empate (gol de Júnior) e permitiu que o Bugre tomasse gosto pela partida. Na fase final, o Guarany, que aceitara maior volume tricolor na fase inicial, mostrou-se mais disposto e levou susto aos tricolores. Meteu duas bolas na trave de Douglas. Uma delas, chutada por Rafael Matos, não entrou por milagre. O Leãozinho mereceu 10, com louvor; O Leão ficou devendo. No mais, olha o Horizonte líder. Ganhou do Icasa (1 a 0). Que belo início de certame faz o time do Argeu.
Evolução
O Ceará volta a campo hoje. O técnico Zé Teodoro quer evolução da equipe. Entendeu as limitações da estréia, mas tem a pretensão de subir de padrão. É natural que pense assim. Aliás, o Zé pediu mais três ou quatro partidas para alcançar perfil por ele desejado.
Favorito
Tenho o Ceará na conta de favorito. O Vozão apresentou momentos bons na estréia, máxime com Boiadeiro, Alex Gaibu e Fábio Vidal. Hoje, creio, os demais já estarão num ritmo melhor. Hora de Fábio Gomes, que foi apenas razoável na estréia, mostrar serviço.
Conhecidos
No Boa Viagem, jogadores bem conhecidos. O goleiro Marleudo, por exemplo, fez belos campeonatos. É muito bom. Tela é um meio-campista que, igualmente, tem futebol de boa qualidade. Paloma e Nilsinho sempre dão muito trabalho. Cuidado com o Boa Viagem.
Ao vivo
Hoje, às 20h30, a TV Diário mostrará Quixadá x Ferroviário, ao vivo. Lira está na bronca pela goleada sofrida em casa na estréia. Por isso promoverá mudanças. Tendo em vista o que o Quixadá mostrou diante do Ceará, já se sabe que o Ferrão enfrentará adversário muito difícil.
Luto
Morreu Luís Rolim Filho, o Velho Guerreiro. Ele, que viveu a distribuir alegrias, deixa muita tristeza com sua partida. Um tricolor histórico que tem sua imagem unida à do próprio Fortaleza a quem serviu com amor e lealdade. Um homem de alma pura. Um amigo sincero, exemplar. Lamento profundamente a perda ontem consumada. Fica a saudade.
Imagens
Wilson Ibiapina, de Brasília, avisa: ´Quatro dos melhores fotógrafos do país foram selecionados para fazer uma radiografia do futebol brasileiro: Evandro Teixeira vai mostrar o futebol no Rio; Fernando Bueno, no Rio Grande do Sul; Rogério Reis, em Minas Gerais; e Orlando Brito, no Ceará.´
Missão
Wilson acrescenta: ´Orlando Brito pensa que o Ceará vai lhe proporcionar imagens diferentes. Ele já percorreu o estado, fazendo matérias, inclusive com Elio Gaspari, registrando imagens de cearenses jogando bola na beira de abismo, no descampado, na seca, no molhado, com toda a criatividade que só a sorte pode permitir.´
Livro
Com material selecionado aqui e nos outros estados, o escritor e jornalista, Eduardo Bueno, coordenará um livro no qual mostrará a origem do futebol, desde a várzea ao Maracanã e daí ao pódio das Copas do Mundo.
Livro II
Outro livro focalizará as torcidas num trabalho de outros fotógrafos como Nana Moraes, Walter Carvalho e Orlando Brito. A missão é revelar a emoção das torcidas no Brasil. Não importa o time, se pequeno ou grande. Interessa a emoção do torcedor que impulsiona os clubes.
Propaganda
Os dois trabalhos citados serão usados como propaganda e divulgação do esporte mais popular do Brasil. ´Os documentários serão exibidos na África do Sul, na Copa 2010, mas de olho no Copa 2014 que será disputada aqui. ´Portanto, quando Orlando Brito meter o pé na várzea, ajude-o a nos ajudar´, diz Wilson Ibiapina.
"A própria CBF discrimina quando cria dois quadros de arbitragem".
Dacildo Mourão, contra divisão em quadros masculino e feminino
Crítico de arbitragem