Campeonato 2009
Agora é para valer. Hoje, às 15h30, o Ferroviário recebe o Horizonte na Barra do Ceará. Começa o campeonato 2009. Matéria-prima de volta. Gosto quando o futebol retoma a disputa oficial. Resta menos espaço para fofoca. Avaliação inicial requer desconto. Não se pode exigir perfeito um time mal saído da fase de preparação. Os erros serão corrigidos gradualmente durante o avanço do certame. Assim, Arnaldo Lira e Argeu dos Santos vão para a primeira disputa. Sei que o Ferroviário não agradou em alguns amistosos. É difícil uma equipe acertar logo no início dos trabalhos. O time do Horizonte mudou muito. Dois que lá brilharam em 2008 estão exatamente no Ferroviário 2009: Jefferson e Léo Jaime. Gilmak saiu para o Fortaleza. Por isso mesmo Argeu teve de inovar. Vida que segue. A Barra do Ceará tem a primazia de abrir o Campeonato Cearense 2009. E pede a presença do torcedor.
Bons valores
Lira procurou montar um Ferroviário ao seu estilo, ou seja, guerreiro e pegador. A torcida cearense conhece bem Jefferson, Valter, Ernandes, Dino, Cleiton Cearense, Léo Jaime e Cristiano. São jogadores de qualidade. Há necessidade apenas de melhor conjunto.
Título
A proposta coral é brigar pelo título. E tem condições de pensar assim. Arnaldo Lira aceitou assumir o comando técnico do clube exatamente movido por esse propósito. Se fosse para ser apenas mais um participante, certamente Arnaldo Lira não estaria lá.
Oportunidade
Foi com o técnico Lira que o Ferroviário alcançou boa projeção quando há dois anos disputou uma vaga na Série B. Na ocasião enfrentou o Grêmio Barueri, então treinado pelo cearense Marcelo Vilar. A intenção de Lira agora é fazer um Ferroviário tão competitivo quanto aquele.
Mudança
O Horizonte de hoje está muito diferente do time que brilhou em 2008 e que tinha Jefferson, Gilmak, Eusébio, Piva, Júnior Cearense, Raul, Paulinho e Léo Jaime, dentre outros. Como Argeu costuma montar boas equipes, mesmo usando novos atletas, fica a expectativa sobre o Horizonte 2009.
A conferir
No Horizonte permaneceram Da Silva, Júnior Cearense e Stênio. O goleiro contratado é bom: Romero. Preto está sendo apontado como jogador capaz de surpreender na atual temporada. Fazem parte do elenco Andrezinho, Henrique, Alexandre, Lamar, Diogo, Caio... A conferir.
Imperdível
Há muito o Ceará não começava um campeonato, dispondo de um elenco bem qualificado, a partir do próprio treinador Zé Teodoro. Exatamente por isso se mostra como favorito diante do Quixadá. O jogo no Domingão, amanhã, terá transmissão ao vivo pela TV Diário, a partir de 16h15.
Fixa
No Pici, a ampliação da capacidade, com um tipo de arquibancada fixa, de acordo com as determinações da CBF. Em nota, a diretoria esclareceu a torcida sobre a segurança do setor. A propósito, o jogo no Alcides Santos mostra o Fortaleza como favorito, apesar dos cuidados que deve ter com o sempre imprevisível Itapipoca do Eudi Assunção.
Frente
Virá o Icasa com o mesmo potencial dos últimos anos? A resposta só será possível com o transcorrer do certame. Numa avaliação rápida, a impressão é de que o time de 2008 era mais forte.
Incógnita
Há uma incógnita sobre a maioria dos participantes do certame 2008. Caso do Guarany, que sempre deu muito trabalho aos chamados grandes da capital. Resta esperar para avaliar o que Icasa, Maranguape, Boa Viagem , Guarany, Quixadá, Horizonte e Itapipoca poderão aprontar.
Livro
Afrânio Peixoto, que foi comentarista brilhante, além de competente diretor de rádio e televisão, está preparando um livro sobre os meios de comunicação. No momento, colhe informações e busca detalhes. Devo-lhe uma foto que estou enviando. Afrânio, pessoa pela qual tenho grande admiração, é do ramo.
"Em duas semanas, certamente alcançarei o ritmo e as condições ideais."
Rodrigo Mendes, em entrevista no programa A Grande Jogada
Meia do Fortaleza