Matéria-603915

Veteranos

Alberto Damasceno, jornalista inteligente, conta histórias hilariantes do nosso futebol. Gosto de ouvi-las. Certa feita narrou episódio acontecido com o ex-jogador Dema, então veterano atleta. Anunciaram a contratação de um lateral-direito chamado Ademar, que poderia ser revelação do ano, pois lhe sobravam qualidades. Quando Alberto foi cobrir o evento, eis que o Ademar em questão era na verdade o veterano Dema, já em fim de carreira. Alberto riu e disparou: ´Meu amigo, este Ademar é o Dema, que já beira os quarenta anos´. E tudo terminou ali. Dema foi um dos melhores laterais que conheci. Brilhou no Ceará e no Fortaleza. Ao encerrar a carreira no Quixadá, passou a ser treinador. Gente boa. Lembrei dele quando vi agora um outro veterano Dema no Itapipoca. É o meia que também brilhou no Ceará, Remo/PA e noutros clubes pelo Brasil. Esse continua bom de bola. Creio que, jogando futebol, chegará ao seu centenário.

Mote

O meia Dema, mesmo veterano, é melhor do que muita gente nova no trato com a bola. Eu o escolhi como mote porque alguns veteranos vêm desafiando o tempo e mostrando serviço. Estão mais eficientes que certos garotos de hoje. Ora, Túlio foi artilheiro da Série B.

Exemplos

Túlio e Romário chegaram aos 40 anos, tendo total intimidade com o gol. A idade não os impediu de incomodar os zagueiros adversários. Veterano que se cuida segue em frente. O meia Dema não será o único vovô a desfilar seu futebol este ano no certame cearense...

Goleiros

Eufrásio, no Itapipoca; Romero, no Horizonte; Jefferson, no Ferroviário; Rodrigues, no Icasa; Marleudo, no Boa Viagem; Adilson, no Ceará; Tiago Cardoso, no Fortaleza. O futebol cearense está muito bem servido de goleiros.

Incentivo

A voz da galera tem seu valor. Logo identifica quem se sobressai. bastou um jogo-treino para Eusébio e Nerylon caírem nas graças dos torcedores que viram a vitória do Leão sobre o Uniclinic. Até mensagem de incentivo receberam através da televisão. Como é apenas começo de temporada, isso vale mais como incentivo.

Cobranças

Os primeiros jogos comportam descontos na avaliação. Vi, por exemplo, muita gente querendo mais do Ferroviário de Arnaldo Lira. Calma, amigos. O Lira sabe montar bons times. Mas os frutos somente virão no momento oportuno. O processo ainda é de ajuste de linhas. Os amistosos estão confirmando isso.

Eficientes

Dema não será o único ´vovô´ a desfilar seu futebol na temporada 2009. Veterano mesmo é o Roberto, do Quixadá. Tenho a impressão de que ele e o Airton, do Boa Viagem, são os jogadores mais velhos do atual campeonato. Com um detalhe: mais velhos e eficientes. Impressionam o preparo físico deles.

Volante

Jonas, do Icasa, é um dos melhores volantes do futebol cearense. No ano passado, ele fez bela temporada. E, quero crer, não será diferente este ano. Apesar de menos badalado que seus companheiros de setor, Jonas há mostrado aplicação tática perfeita.

Oportunidade

O jovem goleiro Douglas, do Fortaleza, tem esperança de fazer de 2009 o ano de sua afirmação. Douglas esperou por alguma chance no ano passado, mas a excelente condição de Tiago Cardoso não permitiu. Tudo tem seu momento certo.

Atacante

Prestem atenção no atacante Joãozinho, do Quixadá. É perigoso. Lembro de seu desempenho em 2008. Formará com Juranilson um ataque bastante agudo. Mas os dois dependerão muito do municiamento. Descobrir o melhor esquema para ambos será a tarefa de Fernando Filho.

Apelidos

Boiadeiro, Cadu, Guto, Bambam, Café, Dino, Dodó, Cipó, Piva, Piu, Preto, Dema, Popó, Kiko, Batata, Puxa, Vampirinho, Didi, Clodô, Dinho, Dudu, Mimi, Bel, Jó, Non, Pitbull, Lô e Paloma. Posso ter esquecido alguns, mas a maioria aí está. Os narradores esportivos cuidem de decorar. Uma carrada de apelidos.

"Faremos o que for possível para atender aos nossos clubes, sem comprometer o certame".
Gomes da Silva
Dirigente da FCF