Matéria-603310

Esperança

Inauguro a coluna de 2009 com a esperança de melhores dias para o esporte cearense. Cuido de fazer do otimismo minha bandeira de vida. Nem aceitei a palavra ´crise´ que tomou conta dos noticiários nos últimos dias do ano passado. Preferi usar ´economia em transição´, ou seja, momento para sair de uma fase mais apertada para uma de maior folga. E assim projeto este 2009 que chegou. Não se trata de repetição mecânica, tão própria do período. Trata-se de um sentimento natural que me fez, pela graça de Deus, acreditar mais nas coisas boas que a vida pode proporcionar. Pensamento positivo a puxar pensamento positivo, num encadeamento de processos bons, para crescer, vencer, multiplicar. Chega de divisões e conflitos. Em busca da harmonia o homem encontra a esperança que vem do melhor sentimento cristão. Esperança de paz entre os povos, entre as nações neste 2009, que está começando.

Projeção

Osvaldo fez do ano passado o de sua afirmação profissional. Quem será a revelação deste 2009? Adailton, Bambam, Deives? Talvez venha algum jovem que sequer foi notado. O futebol cearense terá de ser, como no passado, um celeiro permanente. Questão de tradição.

Expectativa

2009 poderá ser para o atacante Cleiton, do Fortaleza, uma nova oportunidade de afirmação. Não sei a razão por que ele, que teve momentos tão bons, terminou sem alcançar o êxito esperado. Na hora em que souber superar as críticas, Cleiton deslanchará.

Qualidade

Outro jogador que imaginei teria condições de deslanchar no ano passado foi Carlos Alberto, máxime quando se transferiu para o futebol gaúcho. Mas houve, de certo modo, uma frustração. Entretanto, dou meu apoio ao Carlos Alberto neste seu recomeçar no Maranguape. Esperança, amigo. Nada de se deixar abater. Você tem qualidade.

Chance

O zagueiro Gilmak, que fez belo trabalho no Horizonte no ano passado, tem agora a chance de confirmar no Fortaleza a competência que demonstrou, quando sob o comando de Argeu. Gilmak é bom.

Proposta

O Boa Viagem, sob o comando de Oliveira Lopes, está com jogadores bem conhecidos. O goleiro Marleudo é bom. O veterano Airton impressiona pelo preparo físico. De boa qualidade técnica Teles, Valmir, Nilsinho e Paloma. Pegará na estréia o forte Icasa, dentro de Juazeiro. Desafio nada fácil para começar o certame.

Chance

Deives, sempre que entrou no time principal do Ceará em 2008, deixou ótima impressão. Em momento até perguntei porque Lula Pereira não tentou efetivá-lo como titular. Pode ser que agora, dentro das novas circunstâncias, possa ganhar destaque no grupo.

Dupla

O que poderá aprontar a dupla Alberto e Sérgio Alves, caso seja confirmada titular no time do Ceará? Pelo que conheço dos dois, profissionais sérios, zelosos, é possível vislumbrar uma produção efetiva. O veterano Sérgio Alves é um exemplo de disciplina quanto à preparação física.

Segurança

Os zagueiros Fabrício e Erivélton poderão compor sólida defesa no Ceará. Fabrício terminou o ano 2008 como um dos melhores entre os alvinegros. E Erivelton vem mais experiente ainda, haja vista as disputas acirradas com as quais aprendeu a conviver em São Paulo.

O terror

Como virá o Guarany de Sobral? Clodoaldo está lá. Diz o Luís Torquato que está cuidando bem do Baixinho. Se assim for, a resposta acontecerá em campo./// No Itapipoca do Eudi Assunção, tudo feito de forma muito discreta, sem alarde, do jeito que o Eudi gosta.

Dificuldades

Tenho a impressão de que o Ferroviário de Arnaldo Lira fará um belo trabalho. Lira é guerreiro e sabe transmitir esse espírito aos seus comandados. Tem gente muito boa na Barra. /// Cometerá grave erro de avaliação quem pensar que Boa Viagem virá com time inferior ao do ano passado. Preparem-se para enfrentar dificuldades lá.

"Mais um ano para o Icasa quebrar a síndrome do vice. Desta vez, o título será nosso".
Francisco de Sales, residente no Cariri
Colaborador