Matéria-602626

Balanço

Hora de fechar as contas de 2008. O futebol cearense teve um bom campeonato estadual, mas fracassou na tentativa de subir para a elite brasileira. O Fortaleza montou ótimo time e ganhou com mérito o bi 2007/2008. Mas, por não segurar o grupo, acabou comprometendo um trabalho que Heriberto da Cunha imaginava possível com apenas mais quatro reforços, ou seja, voltar à Série A em 2009. O Ceará foi mal no certame cearense. Situação até compreensível diante de tantos tormentos que culminaram com mudanças no alto comando. Na Série B nacional, o alvinegro surpreendeu e até rondou o G-4 em várias ocasiões, mas sucumbiu no returno quando perdeu peças importantes como Ciel e Luís Carlos. A partir daí não foi mais o mesmo. Mas não experimentou o sufoco da ameaça de rebaixamento. Até administrou a situação nas rodadas finais. Não caiu, não subiu. Como nos anos anteriores.

Técnico

Argeu dos Santos teve em 2008 seu melhor momento como treinador. Superou nomes famosos como Heriberto da Cunha e Lula Pereira. Não é a primeira vez que Argeu se destaca. Há alguns anos, também fez belo trabalho no Quixadá, sendo o segundo mais votado.

Revelação

O jovem Osvaldo fez de 2008 o ano de sua afirmação profissional. O garoto marcou presença nos principais momentos do Fortaleza, quer na definição do título estadual, quer na hora de sair da zona de rebaixamento para a Série C. Esteve iluminado nesta temporada.

Goleiro

Thiago Cardoso fez milagres consecutivos. Ele pode dividir com Osvaldo as honras e os méritos dos melhores momentos tricolores nas diversas competições. Thiago pegando tudo e Osvaldo definindo na frente. Fizeram a diferença em muitas partidas.

Campeão

O Guarany de Sobral, após alguns anos, ganhou o direito de voltar à elite cearense. E já estava em tempo. Um pólo de desenvolvimento como Sobral, com um estádio de qualidade como o Junco, não poderia continuar fora da primeira divisão. Nesta parte, mais uma vez o carisma de Luís Torquato. Guarany e Torquato formam uma só imagem.

Vizinho

Maranguape também de volta à elite como vice-campeão da Série B cearense. O presidente Abner Cordeiro fez retornar o artilheiro Carlos Alberto. Abner é muito discreto. Um de seus objetivos é ficar entre os quatro primeiros no dois turnos. O ótimo Claudecir está lá.

Imagem

No plano internacional, a imagem que mais me emocionou foi a vitória de Maurren Maggi no salto em distância na Olimpíada de Pequim. Exemplo de superação, após ter ficado afastada do atletismo por dois anos, acusada de doping. Ela sempre jurou inocência. Deu a volta por cima com um salto de 7.04. Ouro legítimo.

Mais novo

Na Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton faturou o mundial da categoria. Mereceu. Poderia ter conquistado o título no ano passado, logo no ano de sua estréia, mas a inexperiência o traiu nas últimas corridas. Agora soube controlar a situação e ganhou o título nos últimos metros da prova final.

Penta

FCF homologou o penta (1914/15/16/17/18) do Ceará. Após lutar muito por seus direitos junto à Justiça Desportiva, o alvinegro incorporou os cinco títulos. Agora é o maior detentor de títulos do estado.

Notas & notas

Fortaleza campeão cearense de futsal 2008. Mereceu. Bela campanha fez o Sumov, vice. ///Nos 50m, nado livre, César Cielo foi o ouro olímpico.///. O vôlei feminino, da Fofão, também ouro olímpico. /// Com o talento da Marta, o futebol feminino merecia ouro. Foi prata. Injustiça.

Mensagem

O você, leitor, agradeço a atenção. Peço desculpa por equívocos cometidos. Somos humanos. Às vezes, erramos. Agradeço ao Barroso que, vez por outra, corrige alguns deslizes, quando ofendo o idioma português. Tenho a impressão de que ele nem gosta de algumas contestações que faço. Gosto de receber mensagens dele.

"Não tenho medo das palavras dos violentos, mas sim do silêncio dos honestos."
Martin Luther King
Líder do movimento pelos direitos civis dos negros nos EUA