Benção do Papa
O Castelão foi inaugurado em 1973, apenas com parte de sua capacidade concluída. Havia as duas arquibancadas laterais (inferior e superior), seguidas de duas arquibancadas baixas atrás dos gols. O anel superior ainda não estava fechado. O Castelão somente ficou concluído porque o papa João Paulo II veio a Fortaleza em 1980. Quem me lembrou isso foi o Padre Gilson, da Paróquia de Monte Castelo. A então visita do Papa João Paulo II obrigou o governo estadual a concluir os dois anéis do Castelão (inferior e superior), porquanto nesse estádio seria realizada, como foi, a celebração da missa pelo Papa. A cobertura do estádio só foi executada, anos depois, na gestão do então governador Tasso Jereissati. Pelo visto, só mesmo eventos de repercussão internacional fazem com que os governantes passem a enxergar a importância do Castelão. Sem isso, até foi preciso interditá-lo algumas vezes.
Procedência
Procede a observação do meu amigo, Padre Gilson. Basta ver o que houve na Fonte Nova, no Maracanã e em São Januário quando, há alguns anos, torcedores despencaram em razão de problemas com a arquibancada ou com o alambrado. Por isso, hoje o cuidado é maior.
Tamanho
A Fifa não quer mais estádios gigantes, com capacidade para 130 mil ou 150 mil pessoas. Vejam só Allianz Arena (parecido com um pneu) em Munique. Ao custo de 340 milhões de euros, tem capacidade para 66 mil pessoas sentadas. É o mais bonito estádio que conheço.
Horizonte
Por falar em estádio, bonita a festa de inauguração do Domingão, ontem, no vizinho município de Horizonte. Radiante, o prefeito Chico César contemplou a realização de seu objetivo. Realmente uma bela praça esportiva, com capacidade inicial parta 10 mil torcedores. Há espaço para futura ampliação.
Diferença
Como será o desempenho do novo time do Horizonte, comandado por Argeu dos Santos. Uma das vantagens do Horizonte em 2008 foi tirar proveito do alçapão, ou seja, do pequeno Estádio Clenilsão. Agora essa vantagem sumiu. O Domingão tem gramado com dimensão igual à do Castelão. E tem também pista de atletismo. O público ficará distante. A pressão será bem reduzida.
Elenco
Há quem diga que isso não pesará muito, pois também no Castelão o Horizonte criou transtornos para os times grandes. Tudo dependerá mesmo do elenco. Concordo. É verdade.
Seriedade
Conheço bem Zé Teodoro. Muitas vezes o entrevistei no Debate Bola (TV Diário). Acompanhei com detalhe sua luta para ganhar o título de 2006, quando tinha um time tecnicamente inferior ao do Fortaleza. Ganhou. Zé é um homem muito sério, trabalhador.
Questão
Das colocações de Zé Teodoro, concordo com a principal delas: o Ceará, como time grande, não pode ficar fora das segundas fases dos turnos. Chegar entre os quatro para disputar as semifinais é mesmo obrigação.
Referências
Ainda não tive a oportunidade de conversar com o novo técnico do Fortaleza, Casemiro Mior. O Sérgio Papelin, que esteve na TV Diário, traçou um perfil de Casemiro. Antes, o presidente tricolor, Lúcio Bonfim também comentara no Debate Bola sobre as qualidades do Casemiro. Pelo menos, referências boas não faltam. Cabe ao Casemiro confirmá-las.
Divulgação
Diz o art. 12 do Regulamento do Campeonato Cearense de 2009: ´As associações deverão afixar na porta de seus vestiários, 45 (quarenta e cinco) minutos antes do início de cada partida, a escalação de sua equipe´. Duvido que técnicos que gostam de fazer mistério cumpram isso.
Medicina
Meu carinhoso abraço à Clara Emanuelle Paula Josué, que concluiu o curso de Medicina em Sobral. E já projeta vôos mais altos em São Paulo. Emanuelle sempre me chamou atenção pela dedicação aos estudos. Desde criança fez da Medicina seu objetivo. Conseguiu. Felizes da vida seus pais, Zé Filho e Cristiane. Parabéns mesmo.
Tenho contrato de um ano e meu objetivo é ganhar o estadual e fazer o Ceará subir para a Série A.
Alberto - Atacante do Ceará