Matéria-600663

Melhor do mundo

Uma coisa é o título mundial, outra coisa é o padrão. O Manchester, da Inglaterra, ganhou o mundial, mas, diante da LDU, não mostrou futebol brilhante, superior a todos os outros times do mundo. Não gostei nem um pouco do que produziram Garrick, Anderson, Park, Cristiano Ronaldo e Tevez. Estiveram muito longe do prestígio que ostentam. E longe ficou o ´futebol espetáculo´ que todos esperavam. Nada de show. Time eficiente sim, mas sem as luzes de equipes que entraram para a história. Há mais fama que talento, há mais badalação que futebol. Não estou querendo reduzir a importância da conquista inglesa. Nada disso. Mas não sei se o melhor futebol do mundo é o que vi. Dirão talvez que, se fosse um time brasileiro, eu estaria elogiando. Pode até ser. Certamente elogiando a conquista, mas, quanto ao futebol, dependeria do padrão mostrado. Nesta parte sou mais exigente.

Show

A rigor, em termos de mundial de clubes, superioridade mesmo eu vi do Flamengo de Zico e Nunes sobre o Liverpool. Ali, sim, superioridade incontestável. Aplicou 3 a 0. E olhe que tenho minhas simpatias pelo Vasco. Gosto de título assim, onde o campeão dá um baile.

Incontestável

O São Paulo de Telê Santana, bicampeão mundial de clubes 1992/93. Não é por acaso que se conquista dois títulos assim, seguidos. Telê só não deu certo na Seleção Brasileira. No São Paulo ele deitou e rolou. E não houve Barcelona ou Milan para segurar o São Paulo.

Eleição

É incrível como o melhor jogador do mundo sempre é eleito entre os que estão nos grandes clubes europeus. Quer dizer então que não pode haver melhor do mundo, atuando em time aqui no Brasil? E o Hernanes, do São Paulo, não poderia estar entre os melhores do mundo?

Auge

Em 1997, Edmundo estava no auge da carreira. Além de ser campeão brasileiro pelo Vasco da Gama, bateu o recorde nacional de gols numa só partida (seis). Foi também artilheiro da competição com 29 gols. Desfilou futebol inigualável. Mas o melhor do mundo foi de um time europeu.

Destaques

Ora, se querem eleger o melhor do mundo, claro que obrigatoriamente teria de envolver todos os continentes. Por isso, guardo reservas quanto a este tipo de escolha, já pelos interesses políticos, financeiros e de patrocinadores.

O Futebol virou um mundo de negócios, ora limpos e sérios, ora nem tanto...

Fase

Em pleno período de Natal, claro que a preparação dos clubes entra numa fase transitória. Festas de Natal e Ano Novo são comuns e compartilhadas por todos. Em família ou nos clubes, quer queiram, quer não, avançam pela madrugada. Como puxar o ritmo no dia seguinte...

Questão

Só mesmo a partir de janeiro é que o ritmo entrará no padrão adequado. Até mesmo os times do interior, que iniciaram há bastante tempo sua preparação, não deixam de dar um ´refresco´ nesta semana de Natal e Ano Novo. E não poderia ser diferente.

Aviso

O Guarany de Sobral não está para brincadeira. Bem que o Luís Torquato avisou quando esteve no Debate Bola (TV Diário). Ao contratar Wanderley e Zé Augusto, dois jogadores de ótima qualidade, Torquato confirma que quer mesmo brigar pelo título.

Técnicos

Não há dúvida de que Ceará e Fortaleza somente entrarão na preparação para valer após a chegada de Zé Teodoro e Casemiro Mior, respectivamente. Antes disso, não passará de paliativo toda e qualquer movimentação. No íntimo, os próprios jogadores que aqui estão sabem disso.

Debate

Atendendo pedido de Lúcio Bonfim e Evandro Leitão, o vice-governador, Francisco Pinheiro, prometeu abrir o debate sobre as reformas do PV e do Castelão. Motivo: evitar que os trabalhos aconteçam na mesma época, deixando a cidade sem estádio disponível em 2010, justo quando Ceará e Fortaleza querem estar na Série A.