Matéria-598549

Tempo

No futsal, vôlei, basquete e em outros esportes, há um sinal que indica quando o treinador pede tempo. O jogo é paralisado por instantes, enquanto o técnico tenta ajustar as linhas. O presidente do Ceará, Evandro Leitão, fez assim. Pediu tempo. Foi atendido. Mas o tempo termina hoje, 15 de dezembro. É hora da retomada com direito à confirmação oficial do nome novo treinador e de alguns atletas. ´O tempo passa, torcida brasileira´, dizia o saudoso Fiori Gigliotti, um dos mais famosos narradores do Brasil. O tempo passou. Um pouco mais e janeiro de 2009 estará aí. E não mais permitirá a solicitação de tempo a quem quer que seja. De forma estratégica, Evandro esquivou-se. Não lhe foi fácil assimilar a saída do técnico Lula Pereira. Então optou por evitar holofotes. Sem estes, nem perguntas, nem respostas. Agora, esgotado o tempo pedido, voltam as perguntas. Aguardamos as respostas.

Cotação

Pelo futebol que Osvaldo apresentou na reta final do Campeonato Cearense, que cotação terá ele no mercado nacional? Depende. É preciso ser do ramo para avaliar bem as condições tanto do comprador quanto do vendedor. O futebol pernambucano saber negociar melhor.

Preço alto

O futebol baiano também sabe negociar seus valores. Entendo que as revelações cearenses são vendidas a preço bem abaixo do que realmente deveria ser pedido. A impressão é de que o comprador, sabendo dos apertos do vendedor, termina levando vantagem.

Arte

Quando o Fortaleza vendeu Amaral, soube-se que logo depois houve uma transação bem superior, beneficiando exatamente o agente que o comprara do Leão. Fazer negócio é uma arte. Não é todo mundo que tem o dom de comprar e vender bem.

Confirmação

Ontem, cedinho, narrei pela TV Diário a XVII Corrida de Rua da Unifor. Os favoritos deram um show e até dosaram energias na reta final. Franck Caldeira e Antônia Bernardete Lins não deram chance aos concorrentes. Após a vitória, fizeram o sinal da cruz e foram para a justa comemoração.

Estranho

Ainda repercute o estranho resultado dos jogos Baturité 5 x 0 Eusébio e Tauá 8 x 0 Calouros. É que os vencedores disputavam no saldo de gols a segunda vaga para a Série B cearense 2009. Ficou a impressão de ´abertura´ por parte dos derrotados. Está certo o presidente do TJDF, Ernando Uchoa Sobrinho, quando toma a iniciativa para passar isso a limpo.

Prestígio

Silvio Carlos, pelo êxito de sua campanha para lotar o Castelão e evitar a queda do Fortaleza para a Série C, teve seu prestígio ampliado junto à torcida. Grande maioria gostaria de ver Sílvio na presidência do CD.

Diálogo

Ontem, bati rápido papo com Lúcio Bonfim. Ele se mostra sereno diante dos fatos e encara com toda responsabilidade o pleito tricolor no dia 19 próximo. Entendo ser Lúcio a pessoa mais indicada para unir o Leão. É homem franco e de diálogo.

Zona norte

Conversei muito com o Luís Torquato sobre o Guarany. Não duvidem do que o Bugre será capaz de fazer no Campeonato Cearense 2009, principalmente jogando no Junco. Luís costuma garimpar atletas nos municípios vizinhos e, não raro, revela bons jogadores. O Icasa é a resistência do Cariri; o Guarany é a retomada da Princesa do Norte. Aguardem.

Empolgado

O secretário de Esporte, Ferrúcio Feitosa, está empolgado com o projeto de reforma do Castelão. As imagens desse projeto, já mostradas ao governador Cid Gomes, revelam um estádio à altura dos mais modernos do mundo, tal como exige o caderno de encargos da Fifa.

Multiuso

A confirmação de Fortaleza como subsede da Copa do Mundo acontecerá oficialmente em março. Os estados concorrentes também tomam providências. Mas, segundo Ferrúcio, o Ceará está na vanguarda. O Castelão multiuso, com hotel, shopping center e parque aquático será uma realidade antes do que se imagina.

"Agora serei mais um louco no bando de loucos que tem lá."
Ronaldo, citado pela Veja, sobre a ida dele para o Corinthians
Atacante