Esperanças
Vi, exatamente aqui em Fortaleza, vários atletas despontarem para o futebol nacional. Hoje, está aí o atacante Osvaldo com todas as condições para brilhar nos grandes times do Brasil ou do exterior. Osvaldo tem velocidade, dribla bem e sabe assinalar gols . Lembro quando, há alguns anos, o atacante Mirandinha, quase menino, saiu do Ferroviário. Tempos depois, eu o encontrei no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, durante uma conexão. Já na naquela época, Mirandinha estava impressionado com a estrutura da Ponte Preta. O Miranda em questão venceu na vida, chegou à Seleção Brasileira e depois brilhou no futebol europeu. Tempos mais recentes, Jardel também teve itinerário semelhante. Do Ferroviário para o Sul/Sudeste. Depois, Seleção Brasileira. E veio a fama internacional no futebol português. Osvaldo tem tudo para brilhar. Abre uma fila de esperanças para outros que estão chegando.
Fila
Adailton, Bambam e Ederson são outros jovens valores que nutrem esperanças. Terão de ralar um pouco mais. Mas, se persistirem, certamente também terão oportunidades futuras. Vejam o caso de Daniel Sobralense, que hoje faz sucesso no futebol sueco.
Celebridades
Ronaldo e Madona ganharam todos os espaços na mídia nos últimos dias. Madona, 50 anos de idade, tem energia que surpreende. Ronaldo, 32 anos, ainda busca energia. Diferença: ela trabalha no curto espaço de um palco; Ronaldo, num amplo campo de futebol.
É a mídia
Nos dois casos, trabalho de marketing. A recepção dada a Ronaldo pela torcida do Corinthians foi algo extraordinário. Euforia como uma conquista de título da Série A. Não duvidem do que a mídia é capaz de fazer. Só falta um encontro Ronaldo/Madona...
Gosto
A massa gosta dessas coisas. Gosta de se acotovelar, horas a fio, apenas em troca de um aceno do ídolo. Fã é assim mesmo. Faz extravagâncias inacreditáveis. Vara a noite, chora, grita, vai ao delírio. Ronaldo e Madona. Ricos. Famosos. Enquanto houver fãs assim, que chegam ao histerismo, eles seguirão vivendo bem.
Primeiro
O que é mais correto: primeiro contratar o elenco e depois contratar o técnico ou primeiro contratar o técnico para, sob a orientação deste, montar o elenco. Resposta simples: se o treinador não for empresário, melhor contratá-lo primeiro. Se empresário, fujam dele como o demônio foge da cruz.
Revelação
Pelo que estou acompanhando dos trabalhos preparativos dos clubes, o time que possivelmente terá mais oportunidade de revelar valores em 2009 será o Ferroviário. O Arnaldo Lira esta de olho em alguns jovens. Não raro, Lira costuma, de forma discreta, lançar atletas. Aguardem.
Questão
A propósito, pouca gente sabe que a primeira chance dada ao goleiro Thiago Cardoso foi proporcionada pelo técnico Lira.
Ele mesmo me contou os detalhes. Na ocasião, o Thiago sofreu um gol, ficou meio assustado, mas depois se recompôs e jogou bem.
Coincidência
Zacarias Silva viria ao Debate Bola de amanhã. Mas, como a confraternização natalina de suas empresas também será amanhã, ficou impedido de comparecer. Mas, no papo comigo, pregou aviso: o Icasa montará um time tão competitivo quanto o deste ano.
Penta
Torcedor me pede para falar sobre a decisão do TJDF a respeito do penta reivindicado pelo Ceará. Ora, cada time luta pelo que considera ser um direito seu. Assim fez o Ceará. Buscou provas. Pesquisou. Lutou. Qualquer outro time, em situação semelhante, faria a mesma coisa.