Campo fértil
Nesta época de clubes parados ou em fase de preparação, há campo fértil para prosperar o boato. Mais ainda: não raro as fofocas também aparecem em grau mais comprometedor. Prefiro dar tempo ao tempo, aguardando definições concretas que evitam ´chutes´ constrangedores. A rigor, é difícil saber quanto na verdade ganha um jogador ou treinador de fora. Os números anunciados quase sempre diferem dos números reais. Aliás, o mundo todo terá de fazer um realinhamento de preços porque a economia em transição assim o exige. Prefiro denominar ´economia em transição´ do que ´economia em crise´. Sim, porque esta gera pânico; aquela reanima. As celebridades continuarão ricas e arrotando excentricidades fúteis. Os jogadores mais modestos seguirão faturando menos, mas servindo de arrimo às celebridades. A vida é assim. Questão de teto. Aliás, qual será o teto de cada clube cearense em 2009?
Sem teto
Por mais paradoxal que pareça, os sem-teto no futebol são exatamente os que podem ganhar mais. São diferentes dos sem-teto que lutam por uma moradia. Clube sem teto é clube sem limite de salário para cima. Com teto, tem limite de salário, geralmente baixo.
Maldade
Não gostei de algumas manchetes de jornais paulistas que anunciaram ´Um Natal gordo terá o Corinthians´. Referência ao excesso de peso de Ronaldo, novo contratado do clube. Total falta de respeito para com o ser humano porque pejorativa a colocação. Isso não é correto.
Longe
Daniel Sobralense, que brilhou no Icasa, sagrou-se este ano campeão nacional da primeira divisão na Suécia. É difícil manter aqui os nossos valores. Daniel atua hoje em estádios onde o Brasil ganhou seu primeiro mundial em 1958, ou seja, o Rassunda, em Estocolmo, e o Nya Ullevi, em Gotemburgo.
Profissional
Daniel se mostrou muito consciente de sua missão profissional. Está casado e sua mulher espera o primeiro filho. Ele está cuidando de fazer seu pé-de-meia. Não entendo a razão por que valores assim encontram barreiras nos times grandes daqui. É tudo muito estranho.
Ingratidão
Segundo Sebastião Belmino, Lula Pereira sentiu muito a ingratidão ao ser comunicado de que não mais comandaria o Ceará. Lula viu frustrado o plano que queria executar em 2009 tanto no ´estadual´ quanto na Copa do Brasil. Nem a explicação de Evandro Leitão aliviou a decepção do treinador.
Estádios
A interiorização do futebol tem sido uma conquista da FCF. Mas cabe uma advertência: é preciso examinar as condições de alguns estádios que são um verdadeiro entrave à qualidade das transmissão ao vivo pela TV. O Estádio de Quixadá, pelo menos até agora, não oferece a mínima condição.
Iluminação
Ponto importante para transmissões noturnas ao vivo, pela tv, é o estádio dispor de um perfeito sistema de iluminação. Sem isso, há um comprometimento na qualidade das imagens. Daí o alerta que agora faço. No ano passado houve problemas.
Modernização
Os estádios de Maranguape, Itapipoca, Quixadá e Boa Viagem precisam de melhoramento das cabines de rádio e tv. Se houver boa vontade dos gestores, será possível preparar tudo para janeiro. Modernizar as praças esportivas também é preciso, gente.
Final
Sábado próximo, às 15h30, no Estádio Azulão, Santos e Jec fazem a final do Campeonato da Liga de Jaguaribe. A Rádio Jaguaribe FM transmitirá a partida, com narração de Aurino Bento, comentários de Carlito Pinheiro e reportagens de Douglas. A decisão está empolgando Jaguaribe.
Eleito
A Liga Itapajeense de Futebol (LIF) tem novo presidente. Foi eleito para o biênio 2009/2010 o desportista José Reinaldo. A posse será na primeira quinzena de janeiro. José Reinaldo foi durante muito tempo árbitro (assistente da CBF). Seu projeto é ampliar o número de clubes, visando a descobrir valores no município.
"Se não me engano, o Corinthians foi notícia em mais de 97 países."
Antônio Carlos, sobre a repercussão da contratação de Ronaldo
Diretor-técnico do Corinthians