Especulações
Bola rolando apenas na rodada final do Campeonato Brasileiro, Série A. Por aqui, época de especulações sobre jogadores e técnicos. Um disse-não-disse interminável, próprio dos recessos. Já em Brasília, ingresso para Goiás x São Paulo é a cara dos espertalhões. Especulação pura. Gente que se aproveita de tudo para expor as veias gananciosas. Futebol esporte do povão. Então os ingressos deveriam estar à altura do que ganha o meu povão. Nesse caso, a crise na economia mundial não influiu. É esperteza mesmo. Brasil, ´fantástico´ Brasil. Se não tivesse havido protesto, os ingressos para Goiás x São Paulo teriam permanecido a R$ 400,00. Preço para esporte popular? Deus, meu. A propósito, já está na hora de os dirigentes cearenses analisarem os preços dos ingressos para 2009, levando em conta a capacidade ociosa do Castelão. Não daria para estipular preços populares em alguns setores?
O Guri
Jornalista Dedé de Castro ligou-me para perguntar pelo César Morais, o Guri. Há muito afastado do futebol, faz tempo não vejo meu amigo César. Os técnicos cearenses sofrem ou não discriminação por parte de Ceará e Fortaleza? Alguns acham que sim; outros, que não.
Opção
De certa época para cá, realmente os técnicos locais não têm tido oportunidades no alvinegro e no Tricolor de Aço. Quando muito, passagens efêmeras. Na maioria das vezes, em situações emergenciais e até por falta de outras alternativas. Opção pelos de fora prevalece.
Conhecimentos
Não sou contra técnicos de fora. Entendo como importante suas contribuições. Aprendi muito nas entrevistas e papos com Paulo Bonamigo, Hélio dos Anjos, Márcio Araújo, Luís Carlos Cruz, Mauro Fernandes, Zetti, Heriberto da Cunha (este sabe muito), Ferdinando Teixeira e Celso Teixeira, dentre outros.
Campeões
Após a era dos técnicos de fora, poucos treinadores daqui conseguiram títulos estaduais. Lembro de poucos: Marcelo Vilar pelo Ceará e Nei Elói pelo Fortaleza. Flávio Araújo foi duas vezes vice. No primeiro vice, estava com o título ganho até 44 minutos do segundo tempo, quando Clodoaldo fez o gol que levou o jogo para a prorrogação e para o título do Fortaleza.
Dois de fora
O último título do Ceará, em 2006, foi conquistado sob o comando de um técnico de fora, Zé Teodoro. O Fortaleza, vice naquela ocasião, comandado também por um técnico de fora, Jair Picerni.
Bicampeonato
Os dois últimos títulos do Fortaleza também foram conquistados por treinadores de fora. Em 2007, o time tricolor foi comandado por Paulo Bonamigo. Em 2008, o técnico campeão pelo time do Pici foi Heriberto da Cunha.
O melhor
O técnico Argeu dos Santos foi eleito o melhor técnico do futebol cearense este ano. Entretanto, sempre encontrou resistência entre os chamados grandes do nosso futebol. E, pelo visto, a resistência continua. Argeu já provou que é tão bom quanto os treinadores importados.
Diferença
´Treinador cearense´ não é necessariamente aquele que nasceu em terras cearenses, mas sim o que iniciou a sua vida de treinador em times do Estado do Ceará. Lula Pereira e Arnaldo Lira não são cearenses, mas são técnicos considerados aqui da terrinha por terem entrado nessa função aqui.
Qualidade
Mais do que o treinador, importará a qualidade do material humano que será colocado à disposição dele. De nada adiantará trazer bons técnicos de fora, se estes não contarem com elementos capazes de executar as orientações recebidas. Uma coisa tem tudo a ver com a outra.
Arbitragem
Começa no dia 11 de dezembro, em Tauá, Curso de Arbitragem de Futebol promovido pela Ligaffi, sob o comando do ex-Fifa, Dacildo Mourão. Manuel Aguiar, ex-assistente da CBF, será um dos palestrantes. Depois, haverá cursos em Limoeiro, Quixeramobim, Ubajara, Itapipoca, Icó, Juazeiro e Baturité. Telefone (85)8608.1601.
"Inimigo carioca é o Atlético/PR: pode rebaixar o Vasco e tirar o Mengo da Libertadores".
Ary dos Reis Barbosa
ary.r.barbosa@caixa.gov.br - Gurupi/TO