Mala e malas
Nesta reta final da Série B, quando várias equipes estão de olho na última vaga, logo ressurge a história das malas. Não há como proibir tal expediente porque realizado nos bastidores, mediante combinações feitas por agentes anônimos. A rigor, há uma aceitação natural quando a ´mala´ é paga para estimular um time a vencer. Mas inaceitável quando paga para um time amolecer, abrir o jogo. Aí vem o repúdio público porque sinônimo de suborno, ou seja, dinheiro pago para conseguir vantagens oposta à justiça, ao dever e à moral. Há quem diga que não há muita diferença entre uma coisa e outra. Entendo que há diferença, sim. O primeiro caso é um estímulo a mais; o segundo caso (pagamento para perder) é corrupção. Certamente muitas malas estarão sobrevoando os céus dos Brasil sábado próximo. Mas o time que quiser a vaga terá de estar acima, bem acima, desses esquemas ocultos e paralelos.
Destaque
Osvaldo é a sensação do momento. Explodiu exatamente quando o Fortaleza mais precisava de um atleta para definir situações. E ele definiu vários jogos, sendo responsável pela retomada tricolor. E justo quando tudo parecia irremediavelmente perdido.
Avaliação
Na escolha do melhor do ano, é importante que se faça uma avaliação mais abrangente. Portanto, cabe ao cronista analisar a produção do atleta durante o ano inteiro. Assim, cuidei de fazer uma diferença entre o melhor do ano e o destaque do momento. O primeiro é Tiago Cardoso.
O melhor
Tiago Cardoso, no meu entendimento, foi e está sendo o melhor do futebol cearense este ano. Votei nele na avaliação solicitada pelo companheiro Sérgio Ponte. Tiago vem atuando bem desde o Campeonato Cearense. E continua a fazer defesas importantes como sábado passado, quando garantiu a vitória sobre o Bragantino.
Articulações
Tenho acompanhado com atenção todas as articulações feitas para garantir aos jogadores do Fortaleza o pagamento da parte salarial que está em atraso. Lúcio Bonfim solicitou ajuda aos conselheiros. Mas, a rigor, é a torcida que poderá fazer a diferença, adquirindo o bônus.
Incentivo
Revelar a contribuição financeira dos conselheiros do Fortaleza será também importante como forma de incentivar os que ainda se mostram reticentes. Em situação assim é que se saberá verdadeiramente quem é conselheiro por legítimo amor ao clube.
Técnico
Eu estava conversando com o Sérgio Pinheiro e com o Sebastião Belmino a respeito da permanência do técnico Lula Pereira no Ceará. Tudo decorreu de especulações segundo as quais o Lulão seria substituído por Marcelo Veiga. Opinião predominante: seria melhor continuar com Lula para dar seqüência ao trabalho por ele próprio iniciado.
Flexível
Unânime também a opinião de que Lula Pereira precisa rever alguns conceitos. Um deles: deixar de lado a teimosia que muitas vezes atrapalha seu próprio trabalho. Ser flexível é sinal de sabedoria.
Vitória
Predomina o pensamento de que o Ceará não terá condições de ganhar do Marília, pois até agora não conseguiu ganhar sequer um jogo fora de casa. Como irá ganhar exatamente a último? Caros amigos: às vezes, de onde menos se espera, acontecem as surpresas.
No Guarany
O atacante Clodoaldo acertou o seu retorno ao Guarany de Sobral. Disputará o Campeonato Cearense pelo Bugre. Luís Torquato me disse que, quando Clodô disputou a segundona cearense, cuidou de evitar as brincadeiras. E assim terá de fazer agora nesta nova oportunidade.
Foco
Como a Série B nacional terminará sábado próximo, o foco passará a ser o Campeonato Cearense de 2009. Hora de examinar as condições dos estádios não apenas com relação à capacidade, mas também com relação às condições das cabines para as transmissões que serão feitas pela TV Diário e TV Verdes Mares.
"O tempo está correndo tão ligeiro que parece até que em um minuto passam dois".
José Leite Jucá, sobre 2008 que entra na reta final
Radialista