Matéria-591795

Despedida

Hoje o Ceará fará sua última apresentação em casa. Despedida diante do Gama. As críticas e os protestos dos torcedores contra a pasmaceira que tomou conta do time na derrota de virada para o Santo André surtiram efeito. O técnico Lula Pereira voltou a falar em motivação. Os jogadores também deram entrevista a respeito do tema. Todos sentiram a necessidade de apagar a má impressão deixada no jogo passado, ou seja, espécie de preguiça, misturada com acomodação. Algo assim deprimente. Agora todos esperam que o alvinegro, conforme promessa dos próprios jogadores, retome o interesse de antes. Cuide de manter a hombridade que a prática do esporte exige. E mais que isso: procure recuperar a dignidade que, por instantes, ali ficou arranhada, mas não perdida. Uma vitória alvinegra sobre o Gama, mais que uma satisfação à torcida, será uma resposta de cada jogador a si mesmo.

Missão

O percentual de risco de rebaixamento do Ceará é quase nada. Estimam em 0,01. Gente perfeccionista que vai buscar o mínimo dos mínimos nas suas previsões. Sim, mas existe. Então, para acabar de vez com os agouros, que dê empate ou vitória do Vozão. E pronto.

Contratos

Como montar um time bom, amarrando os destaques, impedindo-os de irem embora no meio do certame? O Ceará 2009 terá de ´prender´ os jogadores. Basta a lição tomada no caso Luís Carlos e Ciel. De nada adiantará montar bom time para ser diluído no meio da disputa.

Substitutos

Como é difícil ´amarrar´ bons jogadores porque estes exigem cláusula de liberação quando houver propostas irrecusáveis, uma das saídas será manter substitutos de qualidade que façam sombra e que estejam preparados para entradas emergenciais, sem que o padrão sofra com isso.

Tricolor

Bahia, tricolor. Ferdinando Teixeira, ex-técnico do Fortaleza e ainda hoje tratado como ídolo da torcida do Leão, é o técnico do Bahia. Portanto, todos os motivas para a torcida do time do Pici acreditar numa vitória baiana sobre o Marília, iniciando a combinação de que precisa o campeão cearense.

Zagueiro

O Ceará voltou a ter interesse pelo zagueiro Erivelton. E um dirigente até chegou a conversar com o jogador. Estiveram próximos de um acerto. A diferença das propostas ficou em R$ 2 mil. Erivelton, pelo menos no momento, preferiu ficar em São Paulo, onde recebe salário melhor.

Campeonato 2009

O Ferroviário estréia no dia 11 de janeiro, diante do Horizonte, no ´Elzir Cabral´. Essas duas equipes já estão em fase de preparação. A quem madruga Deus ajuda. Iniciar a montagem primeiro traz boa vantagem inicial, mas exige manutenção do padrão até o fim do certame.

Exemplo

Em todos os eventos relativos aos melhores do ano 2008, creio que, por justiça, deverá ser prestada homenagem especial ao presidente do Guarany de Sobral, Luís Torquato. Encarando mil obstáculos, ele conduziu o time de volta à elite do futebol cearense.

Sobral

A história do Guarany se funde com a própria história de Torquato. Quando ele se afastou, o time passou por seguidas experiências malsucedidas. Com a volta de Torquato, a querida cidade de Sobral, um dos mais importantes pólos de desenvolvimento do Estado, também voltou à primeira divisão.

Significado

No dicionário ´Aurélio´, a palavra dunga significa: 1) homem bravo, valente; 2) curinga; 3) Bras. N.E. - o dois de paus em certos jogos; 4) Bras. CE PB - homem importante; chefe, cabeça, maioral. De certa forma, qualidades que o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, tem.

Permanência

Sou criticado por defender Dunga na Seleção Brasileira. Ora, amigos, é uma preferência pessoal. Direito de livre escolha que eu tenho e que qualquer pessoa tem. Posso estar errado. Não sou dono da verdade. Mas defendo meu ponto de vista. Dunga conhece futebol, tem liderança, postura moral e não é empresário.

"Seguramente ele estará com a gente em 2009".
Dunga, a respeito de Ronaldinho Gaúcho
Técnico da Seleção Brasileira