Superação
Nos momentos de maior dificuldade é que um time revela sua fibra. Não se deixa abater por mais adversas que sejam as circunstâncias. A história do futebol está repleta de viradas inesperadas, que até contrariam a lógica das coisas. Por isso acontecem as batalhas inesquecíveis. A ´Batalha dos Aflitos´. O Grêmio precisava de um empate em Recife, contra o Náutico, para ganhar o título da Série B 2005. Houve dois pênaltis não convertidos pelo Náutico (um na trave e o outro o goleiro Galatto pegou). O Grêmio teve quatro jogadores expulsos. Embora com apenas sete jogadores em campo, Anderson marcou o gol do título gremista (1 a 0). Inacreditável. Com base em episódios assim (poderia contar dezenas de casos), o futebol não aceita eliminação antecipada. A situação do Fortaleza é crítica, dramática, quase intransponível. Mas exatamente das coisas quase impossíveis surgem os feitos épicos. Superação, gente.
Luta
A missão do Fortaleza, com o objetivo de não ser rebaixado, vai requerer dos atletas compromisso muito maior que jogar bom futebol. Mexe com a alma, com a dignidade dos atletas, com o respeito à camisa, com a reverência que se deve ter à história do clube.
Inspiração
Para livrar o time do rebaixamento, os tricolores terão de buscar inspiração na mística ´daquelas camisas´, tão bem retratada pelo inesquecível jornalista Blancard Girão, quando descrevia as reviravoltas imortais do tricolor de aço. O Fortaleza precisa dessa reviravolta, já.
Expectativa
Se o Leão entrar em campo como quem vai encarar um jogo qualquer, melhor seria nem entrar. Hoje, o compromisso é com a garra, valentia, vibração, entusiasmo. Somente assim será capaz de superar as desvantagens. É o que a torcida espera.
No ônibus
Num papo entre treinadores, ouvi certa feita uma declaração interessante. Um deles narrou episódio que jamais esqueci. Em momentos assim, de tamanha desvantagem como o que agora o Leão experimenta, o treinador no ônibus rumo ao estádio já sabe se o grupo será capaz de contornar o problema.
Justificativa
Não analisei jogo do Ceará porque a coluna fechou antes do término da partida.
Explicação
A caminho do estádio, o técnico sente o clima, o momento psicológico do grupo. Se calado, circunspecto, dificilmente ganha. Semblantes contraídos em excesso revelam a preocupação que inibirá o time em campo. Mas se a equipe se mostrar mais solta, mesmo diante da responsabilidade, os sinais tornam-se animadores.
Convicção
No ônibus, Heriberto da Cunha já sentirá o clima entre os atletas. Última chance terá para descontrair e levar o time a uma significativa vitória. Dificilmente haverá outra batalha igual ou semelhante à ´Batalha dos Aflitos´, mas esta servirá de lição a ser seguida por todos os que estão em extrema dificuldade.
2009
Encontro fervorosos torcedores do Ferroviário: César Aboim, Gabriel Nogueira Eufrásio, João Alberto Matias Costa, Ednardo Costa Barros, todos do Grupo Edson Queiroz. Também falei com a engenheira Assunção de Maria Gouveia Dantas, João Castelo Branco Gouveia e Aderson Maia Nogueira, todos leitores assíduos da coluna. Convicção geral: a crença no título estadual de 2009. E vem aí um bom patrocinador para o Ferrão.
Paulistas
A força do futebol paulista impressiona. Na ´B´, o Corinthians está classificado, líder, quase campeão antecipado. E tem Santo André, Barueri e Bragantino na briga. A Série A tem São Paulo como líder e Palmeira na vice-liderança. A qualidade do futebol paulista é mesmo respeitável.