Definição
Passada a efervescência política, o futebol ganhará outra vez os melhores espaços. Clássico no sábado. Termina o vendaval das apurações, vem o vendaval da Série B. A aproximação do fim do certame exige cuidados especiais para evitar constrangimentos. O Ceará levou à descrença os que ainda o imaginavam capaz de chegar ao G-4. Matematicamente é possível, mas a produção oscilante não mais transmite confiança sequer aos otimistas. Com o futebol ora mostrado não tem como tirar a diferença de 10 pontos em nove rodadas. O Fortaleza, por sua vez, afastou-se do espectro do rebaixamento. Mas precisa ampliar a sua margem de segurança. A diferença de dois pontos que o separa do grupo inferior permanece desconfortável razão por que não pode cometer deslizes. Pela situação de ambos, o clássico de sábado assumiu característica diferente: não é fim de campeonato, mas grave momento de definição.
Na dele
Osvaldo tem sido o homem escolhido por Heriberto da Cunha para entrar no transcorrer dos jogos e criar as soluções. Na maioria das vezes tem cumprido bem esse papel. Já não seria hora de Heriberto usar Osvaldo de forma definitiva e não apenas nas opções finais?
Padrão
A rigor, o padrão de jogo apresentado pelo Fortaleza no jogo anterior deixou apreensiva a torcida. E com justificada razão. O América, em boa parte do jogo, teve o jogo sob controle. Isso serve de advertência para as futuras jornadas do Leão, máxime diante dos times paulistas.
Sumiu
O futebol que o Ceará apresentou diante do Criciúma foi de qualidade duvidosa. Motivo também de apreensão para a torcida alvinegra. O Ceará, a nove rodadas do fim do certame, não tem um padrão definido. A situação é tão confusa que, com Marcos Paraná, a torcida vaiou esse atleta. Sem Marcos Paraná, todos ficaram com saudade dele. Pode?
Paradoxo
Já disse que é um erro queimar um jogador, mediante vaia sistemática. Ficou provado que Marcos Paraná, crucificado pela torcida, pode ter suas limitações, mas também tem suas virtudes, que foram esquecidas. Por mais paradoxal que pareça, foi na ausência dele que sua presença foi sentida.
Passes
Quando o conjunto não está dando certo, os desencontros são coletivos. Tirar um atleta para bode expiatório não resolve: além de injusto, só complica. Quantos jogadores alvinegros erraram seguidos passes em Santa Catarina? Quase todos.
O melhor
Souza, o melhor do jogo Fortaleza 2 x 1 América, sábado, estreou pela Seleção Brasileira (principal) no mesmo Castelão (22/02/1995). Foi autor de um dos gols da vitória do Brasil por 5 a 0 na Eslováquia. Jogo dirigido por Dacildo Mourão.
Títulos
Souza está com 33 anos. Começou no América/RN. Jogou no Corinthians, São Paulo , Krylya Sovetov da Rússia... Campeão paulista de 1995 e 1997 pelo Corinthians e de 2000 pelo São Paulo. Campeão da Copa do Brasil de 1995 pelo Corinthians e campeão do Brasileirão Série A em 2001 pelo Atlético/MG.
Lucidez
Não sei a razão pela qual, tendo vindo tanta gente para Porangabuçu, não houve a lembrança de um nome como o de Souza que ainda dá as cartas, já pela lucidez e fino trato com a bola. Sim, na Canarinho (principal) ele jogou quatro vezes. (Pesquisa de Airton Fontenele).
Mensagens
De Jaime Neto (jrrepre@hotmail.com), Natal/RN: ´Nesta altura do campeonato, o ideal seria que o clássico-rei terminasse empatado´. /// De Paulo Quinderé Ribeiro (pauloquindere21@oi.com.br): ´Não tem atacante que faça gol com o esquema imposto por Lula´.
Recado
Alô, Elcias Feirreira! O leitor Luz Guimarães quer entrar em contato com você para saber mais sobre sua coleção de fotos antigas dos times cearenses./// João Cláudio (joaoclaudiostar@hotmail.com), de Limoeiro do Norte/CE: ´Parabenizo o Ceará pela sua participação na Copa São Paulo. Já estava em tempo´.
"O que finalmente eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem devo ao futebol".
Albert Camus
Escritor e filósofo argelino