Paulistas no caminho
A partir da 31ª rodada, até o final do certame, sempre haverá um time paulista no caminho cearense: Ponte Preta, Barueri, Corinthians, Marília, São Caetano, Santo André e Bragantino. Às vezes dois paulistas num só dia como na 33ª, 34ª e 36ª. Exceto, o Marília, que é vice-lanterna, todos os demais estão na briga por vagas no G-4. Portanto, olho vivo nos momentos de definição onde, não raro, os times de São Paulo são beneficiados quando enfrentam equipes nordestinas. Problema maior quando os jogos não são em Fortaleza. O Ceará enfrentará o Corinthians no Pacaembu; o São Caetano, no Anacleto Campanella; o Marília, no Bento de Abreu. O Fortaleza pega a Ponte Preta no Moisés Lucarelli; o Santo André, no Bruno José Daniel; o Barueri, no Arena Barueri; e o Bragantino, no Marcelo Stefani. Exatamente na reta final, os paulistas em fila. E com tudo para criar mais problemas para os cearenses.
Indagação
A pergunta é: quando na contagem matemática o Corinthians confirmar sua subida por antecipação para Série A, afrouxará nos jogos seguintes? Não digo que abrirá jogos. Não é isso. Poderá acontecer a natural acomodação de quem sabe que cumpriu a missão.
Título
Não se pode esquecer, porém, que o compromisso do Corinthians é também com o título da competição. Há inclusive no clube um debate sobre se o time deve acrescentar ou não uma estrela prata no uniforme, onde já constam as relativas aos títulos brasileiros e um mundial.
Posição
No momentos, lutam pelo G-4 os seguintes times paulistas: Corinthians é o líder absoluto, Barueri (4º), Santo André (5º), Bragantino (6º), Ponte Preta (7º) e São Caetano (9º). Este, com ínfimas possibilidades. Parece até o certame paulista com fórmula reduzida.
Esquema
Há certas coisas que precisam ser analisadas. Na Série A, dirigentes do Grêmio estão denunciando esquema para proteger o Palmeiras na reta final do Brasileirão. Tudo começou com a absolvição de Diego Souza pelo STJD. Não custa nada a ´bancada´ nordestina ficar de olho também na Série B.
Juventude
Os jovens Adailton e Bambam fazem parte de uma geração que se prepara, visando a assumir posições definitivas no futuro tricolor. Com eles também Osvaldo. Agora é esperar que Matheus, tão aplaudido no treino tricolor, seja mais um jovem no processo de renovação introduzido no Pici. No momento certo.
Voltas da vida
Já que o assunto é juventude, olha o Ederson chegando ao ataque do Ceará. Será ótimo. Ederson estará ao lado Sérgio Alves que tantas vezes ele viu fazendo gols, numa época em que Ederson nem sonhava em ser titular do Vozão. Voltas da vida.
Museu
No Estádio Pacaembu, em São Paulo, foi inaugurado o principal museu de futebol do Brasil, construído com o apoio da Fundação Roberto Marinho e dos governos estadual e municipal. Área de 6.900 metros quadrados, custo de 32 milhões. Três pavimentos, 17 salas
Memória
O futebol cearense precisa preservar sua memória. A ´Sala João Saldanha´, do Airton Fontenele, pode ser o ponto de partida. Há depoimentos de astros do futebol cearense e do futebol nacional. Mais de 300 livros, revistas, álbuns, vídeos, enciclopédias, fotos históricas. Com a palavra o secretário de Esporte, Ferrúcio Feitosa.
Acompanhamento
Lamento a situação de Vavá no Ceará. Este era o ano para o atacante deslanchar de vez, aproveitando a visibilidade da Série B nacional. Mas não sei a razão pela qual os gols de Vavá sumiram. Sugeri um acompanhamento psicológico. Ele não pode, de repente, ter desaprendido.
Pontaria
Tenho acompanhado o desempenho de Ciel no Fluminense. Ele está bem, mas terá de trabalhar melhor as finalizações. Perdeu duas grandes chances diante do Goiás no empate (1 a 1). Ciel sempre teve dificuldade nas conclusões. Torço para que ele consiga acertar. As críticas e cobranças por parte da crônica já começaram.
"A primeira condição para se realizar alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo."
Tristão de Ataíde (Alceu Amoroso Lima)
Crítico literário e professor