Dificuldades
Pouco a pouco, mesmo sem querer aceitar, vamos enxergando que a realidade do futebol cearense ainda está abaixo do que se exige para um time chegar à Série A. Não estou capitulando antecipadamente ou, como diriam alguns, entregando os pontos antes de a competição terminar. Não é isso senão a cruel constatação de quem se enche de esperança na quinta-feira e chega ao desengano no sábado ao final da rodada. Tive a intuição de que o alvinegro ganharia seu primeiro jogo fora. Pressentimento desfeito logo no primeiro tempo da partida em Brasília. Agora, são nove pontos de distância do G-4. No lugar de reduzir o espaço de aproximação, o alvinegro vai ampliando a separação a cada jornada. Quanto ao Fortaleza, este não consegue afastar-se de vez da zona maldita. Em 16º lugar, está exatamente no limite da ameaça que o incomoda e deixa o time a perigo. E há mais dificuldades à vista.
Polêmica
Para quem, como o Fortaleza, já estava sob tensão, foi desalentador ver ainda no primeiro tempo um pênalti polêmica marcado contra o Leão. Pergunto: será que, se a favor do Leão, o árbitro Pablo dos Santos (RJ) marcaria, caso o jogo tivesse sido no Pacaembu? Duvido.
Fatos
Não quero com a colocação feita acima apresentar desculpa para mais um insucesso tricolor. Nada disso. Mas é uma verdade que deve ser dita. Na dúvida, na polêmica, quase sempre a marcação é feita a favor dos grandes times do Sul/Sudeste. Os fatos provam o que digo.
Instabilidade
Não sei o que há com Raul, jogador de belo futebol. De certa época para cá, talvez pelo próprio momento vivido pelo Fortaleza, ele não esteja apresentando a qualidade desejada. Raul dá impressão de instabilidade emocional. Erra passes que, em outros tempos, dificilmente erraria.
Carência
A infelicidade do zagueiro Preto foi notória no lance em que acabou marcando gol contra (0 x 2), dificultando ainda mais a missão tricolor diante do Corinthians. Mas, independente disso, Preto não há mostrado a mesma segurança de tempos atrás. Carece de mais serenidade.
Futuro
Pelo gol de Bambam, que motivou a reação do Fortaleza, e pelo lance em que Adailton quase assinalou o empate (até poderia ter passado para Bambam que tinha boa condição), já se vê que está nos pés desses jovens o futuro do Leão. Será que não teria sido melhor essa dupla desde o início?
´Carma´
Que coisa esquisita esta falta de vitórias do Ceará fora de casa. Será ´carma´? Não há meio de explicar como o time não consegue engrenar nos estádios dos adversários. Terá virado complexo? Vejam bem que o Brasiliense tem suas limitações, não obstante a reação que vem empreendendo no returno.
Em casa
Pronto. De volta ao ninho. Taí a chance de o Ceará faturar três pontos. E retomar a luta para reduzir o espaço que o separa do G-4. Pega o vice-lanterna, o Paraná. Que não se repita a ´operação São Lázaro´, ou seja , ressurreição dos mortos. /// Já é hora de Lúcio ser aproveitado por mais tempo.
Não deu certo
Lamentei a saída do lateral-direito Izaquiel, que não mais está no Ceará. Pelo que vi esse rapaz apresentar no Quixadá e no Horizonte, não tinha dúvida de que acertaria em cheio no alvinegro. Contusão complicou a vida do rapaz. Que pena!
Campeão
Minha saudação ao Guarany de Sobral pelo título da segundona cearense 2008. Soube usar jogadores experientes como Clodoaldo e Sérgio Alves. Parabéns igualmente ao Maranguape, vice-campeão. Que cuidem logo de montar boas equipes para o Estadual 2009.
Chance perdida
O Icasa perdeu a classificação para a etapa seguinte da Série C não foi no sábado passado, quando da derrota para o Campinense em Campina Grande. Na verdade, perdeu mesmo foi na rodada anterior, quando em casa, no Romeirão, não soube ganhar do Salgueiro, fato que lhe teria dado antecipadamente a classificação.
"Pela importância que este clube tem para mim, lembro de todos os dias passados aqui."
Rogério Ceni, ao completar ontem 18 anos de carreira no tricolor
Goleiro do São Paulo