Matéria-570029

Vitória possível

Aí está o Corinthians. O líder, cantado em prosa e verso como o único com vaga antecipadamente garantida na Série A 2009. Os cronistas de São Paulo, na grande maioria, cantaram isso em 2007 no mesmo dia em que o Timão foi rebaixado. Os números demonstram que os cronistas tinham razão: 48 pontos, 47 gols marcados, saldo de 32 gols. Pronto. Não é preciso dizer mais nada sobre o potencial do visitante que tem Carlos Alberto, André Santos, Elias, Chicão, Douglas, Lulinha... Se fizerem uma pesquisa, o Corinthians, claro, certamente será o favorito. Pois justo em cima disso deve trabalhar o tricolor cearense. Não há momento melhor para a retomada do Fortaleza. Ganhar do Coringão pode ser difícil, mas não impossível. Ora, amigos, o Bahia ganhou do Corinthians por 1 a 0 dentro do Pacaembu em São Paulo. Sim, o mesmo Bahia que, não faz muito, tomou uma goleada do Fortaleza (5 a 1). Logo...

Outra derrota

Vi a vitória do Vila Nova sobre o Corinthians (2 a 1) no Serra Dourada. O time de Givanildo Oliveira sempre comandou as ações. Fez 1 a 0. O Corinthians esboçou reação. Empatou com André Santos, mas em nenhum momento foi melhor. O Vila mereceu ganhar.

Empate aqui

Para mostrar que o Corinthians não significa vitória paulista sempre, o time de Mano Menezes registra seis empates, um deles com o Ceará Sporting Club aqui no Castelão, placar de 2 a 2. Noite de Luís Carlos e Dentinho. Cada um marcou dois gols. Nada do outro mundo.

Segurança

Em meio à crise, o Fortaleza tem um jogador inabalável, seguro sempre e que transmite confiança aos demais: o goleiro Tiago Cardoso. Incrível personalidade. Importante o papel dele, até mesmo orientando a retaguarda. É o lado tranqüilo.

Breves observações

Simão e Raul podem render bem mais. Raul precisa ser guerreiro e arriscar mais os chutes de fora da área que ele sabe executar muito bem. Quanto a Adailton, é a vez de o jovem mostrar serviço diante de um dos maiores times do Brasil. É vitrine nacional, amigo. Que ele saiba tirar disso o melhor proveito. Ouvir os mais experientes será fundamental.

Eliminatórias

Chile x Brasil, amanhã, em Santiago. O Chile é o 4º (dez pontos, três vitórias, um empate e duas derrotas. O Brasil é o 5º (nove pontos, duas vitórias, três empates e uma derrota). O Chile é o 4º (dez pontos, três vitórias, um empate e duas derrotas. /// De 1916 a 2007, as seleções principais enfrentaram-se 63 vezes (44 vitórias do Brasil, sete do Chile e 12 empates).

Nova chance

O locutor Luís Siqueira, da Rádio Caiçara de Sobral, elogia o desempenho de Danilo Pitbull, que defendeu o Maranguape. Pelo segundo ano consecutivo, Danilo foi artilheiro da competição. E, já agora, fica na expectativa de uma nova oportunidade num time grande da Capital.

Goleadas

O Brasil já aplicou 19 goleadas no Chile. A maior foi em 1959, no Rio, Brasil 7 x 0 Chile. A última foi em 2007, Brasil 6 x 1 Chile pela Copa América. (Dados de Airton Fontenele).

Uma vez Chile

Em eliminatórias, o Brasil fez oito jogos com o Chile. Ganhou cinco, empatou dois e perdeu apenas uma vez. Detalhe: essa única derrota foi feia. Aconteceu no ano 2000. O Chile meteu 3 a 0. E, vejam bem, o técnico do Brasil era Wanderley Luxemburgo.

Notas & notas

Nada escrevi sobre Brasiliense x Ceará e Maranguape x Guarany porque a coluna fechou antes. /// Lamento a ausência de Paulo Isidoro. Tipo do jogo bom para ele. /// Não há como opinar sobre Flávio, Josimar, Rodrigo e Mateus, novos contratados do Leão. Desejo que correspondam.