No sábado, 09, o MAUC - Museu de Arte da UFC e a família Fiuza apresentaram a exposição “ReVouVer \ Ignez Fiuza - Legado & Memória \100 anos”, em celebração ao centenário de nascimento de Ignez Fiúza, importante figura do cenário artístico cearense. Pela prestigiada mostra, parte do acervo da marchande, conhecida como uma das principais promotoras da arte no estado, além de objetos pessoais e documentos que retratam sua história.
Ao longo de 4 décadas, Ignez Fiuza foi responsável por promover e divulgar a arte no Ceará, realizando exposições de renomados artistas e dando espaço para talentos em ascensão. Sua atuação pioneira contribuiu significativamente para o desenvolvimento do mercado das artes locais, movimentando o cenário cultural e proporcionando momentos de troca e debate entre artistas e público.
A exposição ficará em cartaz até o dia 03 de maio. Tem a curadoria de Ignês Meneleu Fiuza e a coordenação de pesquisa histórica de Beta Fiuza Aragão. Dividida em dois momentos, a exposição apresenta o legado artístico da marchande, com mais de 70 obras de seu acervo, e a memória da artista, por meio de fotos, documentos e objetos pessoais.
“ReVouVer” é mais do que um tributo à memória de Ignez Fiuza, é um convite para celebrar a cultura e a importância das artes em nossas vidas, mantendo viva a paixão e o entusiasmo que ela dedicou ao mundo das artes. A exposição representa a culminação de seu trabalho e o desejo de compartilhar sua visão com o público, mantendo seu legado vivo. Está linda, envolvente e inspiradora. Vale demais a programação.
Veja nas fotos captadas por LC Moreira que esteve na prestigiada abertura da mostra: