Queridinha entre os boleiros, a modalidade conhecida como teqball se assemelha bastante ao futmesa, a principal diferença é em relação ao formato da mesa, que no primeiro é mais levemente curvada para baixo, e a algumas regras. O esporte tem características do futebol, futevôlei e tênis de mesa e, cada vez mais, se expande mundialmente.
O Ceará conta com atletas na modalidade que vem conquistando espaço nacionalmente e sonham com disputas internacionais. Oportunidade de alçar esses voos maiores virá a partir do qualify, que acontece de 7 a 9 de outubro, em Caucaia.
Caroliny Pontes, uma das organizadoras da competição, deu mais detalhes sobre o torneio:
“A nossa proposta de trazer esse evento de teqball é fazer com que o esporte cresça e também os atletas. A gente já tem aqui os atuais campeões brasileiros, o Davi e o Luiz,que são referência. Já vem arrastando muitos títulos.”
Davi Pontes (20) e Luiz Fernando de Mendonça (18) venceram três etapas da competição nacional e já garantiram o título com antecipação. A dupla sonha em com a primeira participação em competição internacional. Os dois falaram sobre as expectativas para o qualify:
"Eu estou a milhão, treinando todo dia, pra ir pro Mundial, se Deus quiser. [...] A galera apoiando, gritando nosso nome, vai ser muito bom." (Luiz) "A expectativa de jogar em casa é muito boa. Vai ser o campeonato mais importante do ano e a gente vai pra cima, pra tentar representar o Brasil no Mundial." (Davi)
Além de representantes locais, o torneio deve receber grandes nomes nacionais , entre eles Natalia Guitler, duas vezes campeã mundial de teqball (misto e feminino). Ela vem competir nas duas categorias de duplas, com Rafaella Fontes e Marquinhos. E é conhecida nas redes sociais por disputas com referências do futebol, como Neymar e Ronaldinho Gaúcho.
A modalidade é bem recente, foi criada na Hungria, em 2014, e ainda busca se estabelecer mundialmente. Uma das lutas dos atletas é pela inserção no programa olímpico. Muito se especulava que seria na edição de 2028, em Los Angeles, mas não está na previsão e pode acontecer apenas em 2032, em Brisbane, na Austrália.
A prática do teqball vem se difundindo e pode ser realizada em diversos lugares, basta ter a mesa adequada, com rede, e uma bola. O esporte traz diversos benefícios à saúde, entre eles: coordenação motora, equilíbrio, condicionamento físico e flexibilidade.
Quem quiser conhecer mais sobre a modalidade e torcer para os representantes cearenses, pode conferir as disputas que acontecerão no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Karatê , na Avenida Ulisses Guimarães, 100 , em Caucaia.