Mesmo rebaixado, Rede Cuca ainda pode jogar próxima temporada na elite do vôlei

Confederação Brasileira de Vôlei e clubes discutem ampliação de equipes na Superliga A, o que pode evitar rebaixamento nesta temporada

Com três pontos em 19 rodadas da Superliga A, a equipe do Rede Cuca já está matematicamente rebaixada, pois não tem como alcançar o 10º colocado, América Mineiro, que já tem 17. Diante dessa situação, o convencional seria que, na próxima temporada, a equipe disputasse a Superliga B. Mas o time cearense pode ser beneficiado e permanecer na elite, caso seja efetivada a ampliação de 12 para 14 equipes.

Essa mudança vem sendo conversada entre Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e clubes. Nesse caso, não haveria rebaixamento e o quadro seria completo com as outras duas equipes que subissem da 2ª divisão. 

Essa seria oportunidade para que o Rede Cuca tivesse o que não teve nesta temporada: tempo. Convidado em agosto para participar da Superliga A, o time já entrou no cenário com meses de atraso. A busca por jogadores disponíveis no mercado também foi uma dificuldade por conta disso.  

Procurada pela coluna, a CBV não respondeu em relação a essa previsão de ampliação. 

O Rede Cuca ainda aguarda essa definição, mas independentemente, o projeto deve ser mantido para a próxima temporada. A três rodadas do fim da Superliga, a ideia é que, depois disso, os jogadores sejam liberados para férias e retornem aos treinamentos em agosto. 

É possível observar uma evolução no jogo da equipe, que foi alcançada ao longo da temporada. Peças foram trocadas, ajustes feitos, mas não foi o suficiente para levar o grupo ao caminho de vitórias. Veio apenas uma. Muito pouco para quem quer se consolidar na elite do vôlei. 

É preciso entender que o caminho de profissionalização no esporte não é rápido, vários fatores implicam para que isso ocorra. O Rede Cuca mostrou-se comprometido com esse processo, mas as outras equipes estavam à frente, algumas com anos de consolidação, outras com mais tempo de preparação. Enfim, possivelmente, com uma nova chance na elite do vôlei, o time pode se estabelecer.  

Caso o desfecho seja a disputa da Superliga B, a saída é a manutenção. Pensar a um prazo mais longo para chegar ao patamar desejado em uma situação de maior estabilidade para alçar voos ainda maiores, que são palpáveis. 

A próxima partida do Rede Cuca é no dia 10 de março, às 18h30, no ginásio Paulo Sarasate, contra o Minas. Será a penúltima chance nesta temporada para torcida prestigiar o primeiro representante cearense, na principal competição de vôlei nacional.