Tasso defende união da terceira via, após desistência de João Doria

Fatos nacionais envolvem importantes personagens da política cearense que podem ter desdobramentos em breve

Em meio às turbulências no PSDB nacional, o senador cearense Tasso Jereissati, uma das maiores lideranças do Partido no País, defende a união dos partidos da chamada terceira via, que já estão dialogando, em torno do nome de Simone Tebet (MDB).

Na última semana, o ex-governador de São Paulo, João Doria anunciou a desistência da corrida presidencial. Ele, embora escolhido nas prévias do partido, não conseguiu aglutinar as lideranças internas e nem dialogar com a população ou as forças políticas fora do partido nas prévias. 

Tasso, de forma sutil e indireta, demonstra ser resistente em discutir um novo nome para uma candidatura própria do partido à presidente da República, tese defendida, por exemplo, por Aécio Neves. 

Atualmente, PSDB, MDB e Cidadania tem conversas avançadas sobre uma aliança para disputa presidencial, mas as conversas emperraram antes da resistência de Doria. Agora, os diálogos voltam a ganhar força. 

Lideranças que acompanham os debates dizem que há o interesse, inclusive de atrair partidos como Podemos e PSD. 

O MDB, inclusive, acaba de lançar oficialmente a pré-candidatura de Simone Tebet. Tasso foi um dos primeiro líderes nacionais a chamar atenção ao nome de Tebet, ainda em janeiro deste ano. 

A senadora, entretanto, enfrenta resistências entre as lideranças do próprio partido, como Renan Calheiros e Eunício Oliveira. 

A chegada do nome dela aos holofotes pode ter outro impacto na política cearense. Além do apoio de Tasso, a parlamentar foi recentemente elogiada pelo pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. Ele chegou, inclusive, a dizer que está “aberto a dialogar” com ela.

Ciro e Tasso retomaram a aliança política no Ceará em 2020 na eleição do prefeito José Sarto à Prefeitura de Fortaleza. A aliança local entre PDT e PSDB deve se manter na sucessão estadual deste ano. 

Outro aliado de Tasso envolvido nas negociações é o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O nome deles é defendido por Tasso para ser um possível candidato a vice em chapa com Simone. A chegada de junho vai afunilar as negociações.