O prefeito de Fortaleza, José Sarto, aposta em um programa, que chama de “vida nova” para o último ano do seu primeiro mandato. Serão, segundo ele, R$ 2,2 bilhões em investimentos públicos, principalmente, em infraestrutura. No pacote, há duas obras que chamam atenção pela dimensão e pela quantidade de habitantes atingidos.
A principal delas, que o prefeito revelou em entrevista ao programa Bom dia Nordeste, da Verdinha e TV Diário, é a construção de uma via saindo das imediações do Parque Santa Rosa, na periferia da Capital, passando pela região da Av. Silas Munguba, Parangaba até chegar à Av. Beira-Mar, na área mais nobre da Capital.
Segundo o prefeito, são 22 quilômetros de via urbana. O projeto encontra-se em fase de estudo e deverá ser tocado com recursos de um financiamento externo da CAF. Para isso, ainda é necessária a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional para que a Prefeitura possa contrair o financiamento.
Além disso, o prefeito revelou que a gestão municipal está empenhada em expandir a rede de vias urbanas na região da Av. Washington Soares. De acordo com ele, há um crescimento grande da cidade para aquela região que se aproxima dos municípios de Eusébio e Aquiraz e a gestão prepara vias que possam ajudar o tráfego.
“Hoje, a cidade está crescendo para aquele lado de Eusébio e Aquiraz. Há uma grande conurbação naquele lado. Então, estamos estudando vias paralelas e acessórias para quem vai para aquela área. A gente está planejando uma série de intervenções que serão lançadas em 2024”, disse o gestor.
Como será o último ano de sua primeira gestão, muita coisa deverá ficar para os próximos quatro anos.