O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), está disciplinado a não tratar sobre questões políticas locais nas agendas em que representa o Ministério da Educação. Nesta segunda (19), em Fortaleza, ele foi questionado sobre os embates entre aliados e opositores no Ceará, mas evitou comentar o assunto. Na questão administrativa, entretanto, ao anunciar novos investimentos, ele acaba agindo em uma área central para a gestão do correligionário Elmano de Freitas: a Saúde.
Camilo Santana inaugurou 60 novos leitos no Hospital Universitário Walter Cantídio, no Complexo de Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC). O investimento, de R$ 9 milhões, aumenta em 30% a capacidade de atendimento da Unidade e acaba, mesmo indiretamente, ajudando a saúde estadual ao aumentar a quantidade de leitos de enfermaria disponíveis na Capital.
Camilo anunciou, na oportunidade, mais R$ 50 milhões em investimentos que irão possibilitar a abertura de mais 40 leitos, ampliação do setor de atendimento neonatal, inclusive com leitos de UTI, e melhorias estruturais na Faculdade de Medicina da UFC.
Recentemente, aliados do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) travaram uma disputa de narrativas nas casas legislativas sobre o financiamento da Saúde na Capital. Alguns, inclusive, fizeram apelo para que Prefeitura e Estado somassem forças para melhorar o atendimento.
Neste sentido, o investimento nos hospitais da UFC pode ajudar a desafogar a Saúde na Capital cearense.
Unidades são referência
Os hospitais ligados à UFC são responsáveis pelo atendimento de excelência em áreas como doenças hematológicas, transplante avançado de fígado, rins e medula e assistência neonatal. Em todas essas áreas, as unidades são consideradas referências.
Após reunião realizada na Faculdade de Medicina da UFC, Camilo Santana anunciou o novo investimento para a retomada da obra para abertura de mais 40 leitos de internação, expansão da estrutura neonatal com leitos de terapia intensiva e iniciar as obras de um centro de eventos na faculdade.
“A faculdade de medicina está completando 75 anos e a nossa estrutura é praticamente a mesma desde o início. O ministro se comprometeu em fazer mais investimentos. O nosso complexo hospitalar também é muito importante tanto para a formação dos profissionais como o atendimento para a população”, diz a esta coluna o diretor da Faculdade de Medicina, João Macedo.