‘Hub do Forró’: Azul amplia operações em Campina Grande (PB) e cidade terá voos para 8 destinos

Legenda: Azul vai ampliar voos em Campina Grande
Foto: Rafael Meira (cpvspotters)

A Azul Linhas Aéreas vai implementar um ‘Hub do Forró’ no Aeroporto de Campina Grande (PB). Em entrevista exclusiva à coluna, a companhia informou que vai ampliar as operações para o Aeroporto do Galeão - Rio de Janeiro e para Confins - Belo Horizonte.

Ambos os aeroportos terão voos diários para Campina Grande. 

A ampliação de voos no aeroporto paraibano está relacionada à festa de São João na cidade. Os incrementos ocorrem a partir de junho deste ano. 

Veja também

Além disso, a empresa terá novos dois voos semanais para Aracaju (SE) e Petrolina (PE). Aracaju terá voos às quartas e aos sábados, e Petrolina terá voos às segundas e sextas.

Campina Grande vai receber voos da Azul de oito destinos diferentes, deixando para trás com muita folga, algumas capitais do Nordeste em termos de conectividades.

As cidades atendidas com voos para Campina serão: 

  • Fortaleza: 6 voos semanais
  • Recife: 14 voos semanais
  • Salvador: 7 voos semanais
  • Maceió: 2 voos semanais
  • Belo Horizonte: 2 voos semanais, atualmente. Serão 7 voos semanais de junho em diante
  • Rio de Janeiro: 2 voos semanais, atualmente. Serão  7 voos semanais em junho e julho. E, de agosto em diante,  2 voos semanais
  • Aracaju: 2 voos semanais
  • Petrolina: 2 voos semanais

Se crescer os mesmos 70% em número de passageiros em junho de 2024, Campina Grande deverá atingir mais de 37 mil passageiros e poderá, pela primeira vez, ultrapassar a movimentação de aeroportos como Vitória da Conquista-BA e Juazeiro do Norte-CE, mostrando como uma revolução aérea pode acontecer em pouco mais de 12 meses.

No ano passado, a empresa adicionou centenas de voos em Campina Grande em junho, época de maior fluxo de viajantes na região, por causa das festas juninas. O diferencial, neste caso, é que em vez de uma malha temporária para atender o período, a Azul apostou em uma malha fixa e no futuro do turismo local.

Avião da Azul no Aeroporto de Fortaleza
Legenda: Campina Grande vai receber voos da Azul de oito destinos diferentes, incluindo Fortaleza
Foto: Renato Bezerra (@renato.spotter)

O que está acontecendo com Campina Grande?

De acordo com Giulliana Mesquita, gerente de produtos da Azul Viagens, Campina Grande é uma cidade que tem forte ligação com o Nordeste e que tem tudo a ver com os objetivos estratégicos da companhia de focar o mercado de aviação regional. 

“Também, fazendo um projeto focado no São João, em junho, conseguimos fomentar movimentação numa época reconhecidamente de baixa estação, oportunidade de movimentar muito turismo do Brasil para Campina Grande e Caruaru. Queremos trazer pessoas de todo o Brasil para conhecer as belas festas juninas do Nordeste, as mais tradicionais”, comentou.

Para a gerente, o objetivo da empresa é levar cada vez mais brasileiros de todo o país para conhecer os grandes eventos regionais. 

“As regiões do Brasil possuem culturas muito fortes e distintas, precisamos fazer com que os brasileiros conheçam não só as festas culturais, mas também outros destinos que tragam uma imersão diferenciada. Para isso, a operadora tem o desafio de entender quais os melhores produtos, como eles estarão nas prateleiras de venda e como iremos capacitar nossos agentes para venderem cada um deles”.

Continuidade de voos extras

Pergunto se alguns dos voos extras adicionados ao período de São João serão mantidos após os festejos. A companhia informa que esse movimento será realizado observando a resposta dos voos. Há chances desses voos continuarem, como ficaram para 2024, os voos entre Campina Grande e Maceió.

Esses tráfegos se iniciaram na alta estação de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 e permanecem para todo o 1º semestre. A gerente da Azul Viagens explica que a operadora possui voos dedicados para João Pessoa e Campina Grande.

‘Paraíbe-se’

Apoiados pelo Governo do Estado da Paraíba, a Azul deseja mostrar que Campina Grande e o estado não são só São João, mas possuem várias outras atrações que precisam ser conhecidas. “Por experiência própria, posso dizer que a Paraíba possui paisagens únicas no Brasil. Isso precisa ser conhecido”, informou Giulliana Mesquita.

A Azul Viagens lançou o primeiro roteiro do projeto “Pelo Céu Azul”, iniciativa da operadora que visa o desenvolvimento de novos destinos no Brasil além das grandes capitais brasileiras. “Paraíbe-se” é o roteiro que dá o pontapé neste projeto inédito da operadora da Azul.

De acordo com a executiva, o desenvolvimento e o fomento de novos destinos será um dos principais pilares da operadora para os próximos anos. 

“O Brasil é um país enorme e com muitos lugares inexplorados. E a Azul, sendo a companhia aérea com a maior capilaridade nacional, tem como missão de sua operadora de Turismo desbravar, promover e, acima de tudo, desenvolver novos destinos”, explica Giulliana.

O roteiro integrado tem como base a cidade de Campina Grande, que já é conhecida por sediar o Maior São João do Mundo. De lá, os viajantes podem explorar lugares próximos, como Cabeceiras, onde fica a chamada Roliúde Nordestina. Também estão na rota os lajedos, formações rochosas do cariri paraibano, que podem atrair visitantes em busca de novas aventuras. 

É possível também visitar a charmosa cidade de Areia, localizada no Brejo e que possui uma incrível rota da cachaça. Seguindo para Bananeiras, conhecida com a Serra Paraibana, é possível viver desde um dia de aventura, conhecer o Lajedo Preto e degustar uma excelente gastronomia. Por fim, a chegada em Araruna já é uma contemplação única da imponente Pedra da Boca, onde você pode viver um dia de trilha e finalizar com o surpreendente pêndulo humano. 

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.



Assuntos Relacionados