O Aeroporto de Fortaleza movimentou em janeiro e fevereiro deste ano quase 66 mil passageiros internacionais. Os números são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e incluem passageiros pagos e gratuitos de voos comerciais regulares e de alta estação (não-regulares).
Com os resultados dos dois primeiros meses do ano, o Aeroporto de Fortaleza figura entre os 10 mais movimentados do País, estando na oitava colocação, atrás de Guarulhos-São Paulo, Galeão-Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, Viracopos-Campinas, Confins-Belo Horizonte e Salvador.
Completam a lista, os aeroportos de Porto Alegre e Recife. Veja ranking abaixo:
Posição | Aeroporto | Passageiros |
1 | Guarulhos-São Paulo | 2.539.578 |
2 | Rio de Janeiro-Galeão | 863.982 |
3 | Florianópolis | 228.941 |
4 | Brasília | 127.415 |
5 | Campinas-Viracopos | 124.461 |
6 | Confins-Belo Horizonte | 88.428 |
7 | Salvador | 76.960 |
8 | Fortaleza | 65.958 |
9 | Porto Alegre | 65.650 |
10 | Recife | 63.919 |
11 | Manaus | 30.521 |
12 | Belém | 28.131 |
13 | Curitiba | 21.519 |
14 | Natal | 18.917 |
15 | Foz do Iguaçu | 8.951 |
16 | Maceió | 8.930 |
17 | Navegantes | 7.397 |
18 | Porto Seguro | 4.273 |
19 | João Pessoa | 194 |
Resultados favoráveis
Boas notícias! Em geral, a ocupação desses voos segue muito boa, com, praticamente, os 10 aeroportos que mais movimentaram passageiros com média de ocupação acima de 80%.
Isso demonstra tanto a avidez do brasileiro pelo exterior, quanto, certamente, a retomada da presença de turistas estrangeiros no Brasil. A movimentação total de tráfegos internacionais acima envolveu um total de 4.374.125.
De acordo com dados da Embratur, em janeiro passado, por via aérea, chegaram ao Brasil 439.686 turistas estrangeiros, o que equivale a, aproximadamente, 20% de todos os passageiros que chegaram ao Brasil por voos internacionais.
O número mostra que há representativa recuperação de patamares de movimentação com o período pré-pandemia, quando em janeiro e fevereiro de 2019, 4.502.140 passageiros internacionais cruzaram os céus do Brasil, o que significa 97,2% de retorno.
Em janeiro e fevereiro de 2019, foram 916.845 visitantes estrangeiros entrando no Brasil por via aérea, aproximadamente os mesmos 20% de 2024. Precisamos que o número relativo de estrangeiros cresça.
Nesse escopo, o Governo Federal lançou neste mês de março uma estratégia inédita para atrair mais visitantes internacionais ao Brasil: o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur. Serão utilizados recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) que, no momento inicial, subsidiarão ações organizadas em dois eixos de atuação: ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.
Com o reforço de mais rotas internacionais previstas para 2024 em todo o país, é provável que os números desse ano possam superar os de 2019 em valores absolutos.
A participação de Guarulhos é, como já discutimos muito relevante, beirando 60% de representatividade e ainda com alta ocupação. Importante que eventuais novos voos não sejam canalizados apenas para lá.
Em geral, o Brasil todo está pedindo mais voos internacionais.
Norte-Nordeste
Ainda que Fortaleza ocupe a 2ª colocação no acumulado, a ocupação não foi melhor, porque a TAP ainda não está conseguindo encher sistematicamente seus voos no trecho de volta entre Lisboa e Fortaleza, após o incremento de duas operações semanais em cada trecho para Lisboa.
Fortaleza-Lisboa supera os 80% de ocupação, porém o trecho entre Lisboa e Fortaleza está próximo dos 70%. A TAP não ajuda mais, porque os preços são elevados, em média, demonstrando ainda assim, a força do consumidor internacional no Fortaleza Airport.
Os demais voos que já discutimos, porém, têm de ótimas para excelentes ocupações.
Salvador e Recife demonstram altíssimas ocupações no geral, entregando que generalizadamente, todos os trechos internacionais vão muito bem.
Apenas para constar, as ocupações de Natal e Maceió podem estar sujeitas a reparos dado que as duas belas capitais compartilham voos, como o da TAP, e a contagem pode apresentar sistemática diferenciada.
Isso quer dizer que ainda que nominalmente não apresentem as melhores ocupações, os voos devem igualmente estar rumando Lisboa com aeronave cheia. Seria a soma de passageiros de Natal com Maceió, o dado mais importante.
Falando de assentos do Nordeste para a Europa, a região teve 43.179 assentos em média nos dois primeiros meses de 2024. A recuperação desses assentos em relação ao pré-pandemia foi de 93%, avanço em relação ao número que demos em dezembro de 2023, que era de 73% de recuperação.
O Nordeste precisa se recuperar mais ainda no internacional, tendo mais voos para a própria Europa, EUA e cone sul-americano.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.