Foi no perfil do Instagram da minha colega de trabalho, Adna Felício, que vi essa mesma afirmação sobre pessoas negras. Na postagem dela, Adna fala que pessoas negras foram e seguem sendo desumanizadas diariamente e que, por isso, se cuidar e olhar para si é o caminho mais saudável para humanizar pessoas negras.
Fazendo os devidos recortes, essa é uma realidade que se encaixa muito bem ao que pessoas gordas passam por simplesmente terem um peso X. A verdade é que existe um apagamento dos corpos maiores e a desumanização deles é o que faz com que a sociabilização de uma pessoa gorda seja tão baixa.
Pessoas magras ou com um corpo muito perto do que é considerado "padrão" costumam saber usufruir muito bem da própria imagem, afinal de contas, ela é mais aceita que um corpo como o meu ou como o seu aí que me lê todos os domingos.
A imagem é a nossa primeira forma de comunicação. É como a gente inicia conversas, cria novas narrativas e quebra barreiras. A imagem, logo a roupa também, fala: a frase "uma imagem vale mais que mil palavras" não existe à toa. E moda e imagem andam juntinhas de mãos dadas.
Na pré-história, foi a moda que ajudou o homem a se diferenciar de um grupo e ter seu primeiro entendimento como indivíduo. No Egito Antigo, onde se assistiu o início de grandes descobertas, como a medicina e a matemática, foi onde tivemos o primeiro registro da roupa como um “hierarquizador” de classes.
Cada período da história é caracterizado por mudanças sociais e culturais, e uma das mudanças mais significativas são o combo imagem e vestimenta. Muda a época, mudam as roupas. Mudam os costumes, muda a forma como as pessoas querem ser percebidas.
Olhando pro micro, a imagem e a roupa são as formas como um indivíduo se relaciona consigo mesmo e com o mundo. Entendam: a gente usa nossa imagem pra tudo e o tempo todo. Se vestir é a única coisa da nossa vida que não pode passar batido.
Afirmar que cuidar da nossa imagem nos humaniza é simplesmente nos devolver essa característica - é uma questão muito maior do que trabalhar a autoestima ou vaidade.
Não é só sobre você se sentir belo, é sobre você se perceber válido.
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora