Uma boa notícia! A Furukawa Electric LatAm, multinacional líder no fornecimento de soluções de infraestrutura de rede, inaugurará no próximo dia 3 de abril, seu primeiro laboratório de formação prática em telecomunicações. A iniciativa, realizada em parceria com o Senai-Ceará, terá como foco a capacitação de profissionais em projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica.
Nesta primeira fase, serão ministrados três treinamentos: Práticas em Redes Externas, Medições em Redes Ópticas e Emendas Óticas. ocorra no mínimo uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano.
“Este laboratório permite a combinação de conhecimentos e recursos de ambas as organizações, resultando em um programa mais abrangente e de maior qualidade. Além disso, essa colaboração pode ampliar o alcance do treinamento, atingindo um público maior e formando muitos mais profissionais qualificados para o mercado”, afirma Fernanda Camargo de Oliveira, da área de Treinamento da Furukawa Electric LatAm.
De acordo com o diretor Regional do Senai-Ceará e superintendente Regional do Sesi-Ceará, Paulo André Holanda, a parceria para a instalação do laboratório é um grande passo para a formação de mão de obra qualificada no setor. Ele disse:
“Agradeço ao Presidente do Sindmest-CE, Juarez Holanda, que, juntamente com Pedro Alfredo (ex-presidente do Sindicato e atual Conselheiro Fiscal da FIEC), trouxeram a Furukawa para o Senai-Ceará. É uma parceria extremamente importante para o setor de Tecnologia da Informação, com laboratórios de primeiro mundo. Isso vai, com certeza, agregar muito ao nosso portfólio de cursos e gerar grandes entregas para a sociedade, já que Fortaleza é o segundo maior hub de cabos submarinos de fibra óptica do mundo”.
O Ceará é um grande polo em desenvolvimento no segmento de TI/Telecom. Considerando a sua posição geográfica, Fortaleza é a cidade da América Latina que concentra todos os cabos submarinos que partem (ou chegam) para a América do Norte e Europa. Isto significa que o potencial de transmissão e roteamento de dados na capital chega a ser maior do que o de São Paulo, por exemplo.
Desde a criação do projeto Cinturão Digital com fibra óptica, iniciado em 2007, a demanda por profissionais é elevada. Atualmente o programa do governo do estado tem 5.800 km de rede própria, com o objetivo de chegar a 7.000 mil km e interligar 184 municípios.
A capacitação técnica é pilar importante da Furukawa Electric Academy. Há mais de 25 anos, ela capacita e certifica profissionais para atender o mercado de tecnologia e telecomunicações com treinamentos de conceitos e melhores práticas no mercado, além de instalações das soluções Furukawa.
Na página https://academy.furukawasolutions.com/ é possível encontrar todos os treinamentos disponíveis, buscar os centros de treinamentos autorizados por estado e acessar o SEO – Sistema de Ensino On-line, plataforma onde estão os conteúdos e certificados.