Salmito vê energias renováveis na Dinamarca. Sábado, irá à china

A convite da gigante mundial chinesa Envision Energy, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará conhece as novas tecnologias para projetos de geração eólica e solar

Legenda: A Envision é a líder mundial em geração de energias renováveis, como a eólica offshore (foto)
Foto: Divulgação

Salmito Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Ceará, está desde a manhã de hoje em Copenhagen, capital da Dinamarca. A convite da Envision Energy – uma gigante chinesa com atuação mundial a área de energias renováveis – ele visitará, ainda hoje e durante todo o dia de amanhã, plantas da empresa que operam naquele país escandinavo.

Da Dinamarca, o secretário Salmito F ilho viajará sábado, 23, para a China, com o mesmo objetivo de conhecer os projetos da Envision Energy instalados e em operação na geografia chinesa. 

A Envision tem planos para o Ceará, disse nesta quinta-feira à coluna uma fonte da SDE, sem adiantar mais detalhes.

Em fevereiro passado, a Envision, que tem sede em Xangai e é líder mundial em energia renovável, alcançou a liderança na entrada de pedidos de turbinas eólicas procedentes do exterior. De acordo com a consultoria Wood Mackenzie, essa conquista colocou a empresa na vanguarda do setor: sua capacidade encomendada alcançou 4,1 Gigawatts (GW). Seu concorremnte mais próximo, a também chinesa OEM, tem encomendas cuja capacidade é de 1,3 GW.

De acordo com o site da empresa, A Envision Energy é uma empresa líder mundial em tecnologia ecológica, que oferece soluções de sistemas de energia renovável para empresas, governos e instituições em todo o mundo. Com a missão de "resolver os desafios para um futuro sustentável", a Envision Energy reduz continuamente os custos de produção, armazenamento e sinergia das energias renováveis por meio da inovação tecnológica. Abrangendo três grandes setores de negócios, a saber, Turbinas Eólicas Inteligentes, Armazenamento de Energia e Soluções de Hidrogênio Ecológico, a Envision Energy cria de modo colaborativo soluções abrangentes para a transformação de energia. Ela também administra o Fundo Carbono Neutro Envision-Hongshan e é proprietária da equipe Envision Racing Fórmula E, que conquistou o Campeonato de Equipes de Fórmula E em 2023.

Hoje, a Envision Energy aproveita a sua rede internacional de centros de pesquisa e desenvolvimento e de engenharia na China, EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca etc para liderar continuamente o desenvolvimento mundial de tecnologia ecológica. 

A Envision Energy uniu-se à iniciativa Science Based Targets (SBTi) e se comprometeu a obter a "Ambição Empresarial para 1,5°C" em 2021. Ela alcançou a neutralidade de carbono em todas as suas operações internacionais até 2022 e chegará à neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2028.

A Envision ficou em segundo lugar na lista "Change the World" de 2021 da Fortune e foi classificada entre as 10 melhores das '50 empresas mais inteligentes do mundo' de 2019 pela MIT Technology Review.

Veja também