M. Dias Branco celebra 20 anos da abertura de seu capital
Desde 18 de outubro de 2006, a empresa cearense, líder do mercado nacional de massas e biscoitos, tem ações na Bolsa
Amanhã, domingo, 18, a cearense M. Dias Branco celebrará 20 anos do seu IPO – quando, com a sigla MDIA3, fez a sua primeira oferta pública de capital, passando a ter ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira B3. Desde 2006, quando suas ações começaram a ser negociadas no Novo Mercado, a empresa construiu uma trajetória de crescimento sustentada por visão de longo prazo, excelência operacional, disciplina na alocação de capital e transparência.
“O IPO (initial public offering) impulsionou nossa governança, orientou escolhas estratégicas e consolidou agendas claras de crescimento e sustentabilidade, acelerando a expansão da companhia”, diz Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores.
A chegada à bolsa marcou uma nova etapa de uma história iniciada em Fortaleza com a Padaria Imperial, fundada por Manoel Dias Branco, e consolidada em 1953, quando Ivens Dias Branco implantou a Fábrica Fortaleza. A empresa, então dedicada à produção de massas e biscoitos, fez seu primeiro grande salto em 1980, com a inauguração de nova sede e de uma estrutura industrial robusta na geografia do município de Eusébio, à margem da BR-116, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Em pouco tempo, tornou-se líder em massas e biscoitos nas regiões Norte e Nordeste, com as marcas Fortaleza e Richester. Em 2003, ano de sua primeira aquisição, incorporou ao portfólio as marcas Adria, Isabela, Basilar e Zabet, além de fábricas em São Paulo e no Rio Grande do Sul. No mesmo período, a Companhia ampliou sua capacidade e verticalizou a produção de farinhas e gorduras vegetais, hoje um dos diferenciais estratégicos. Assim, chegou ao primeiro pregão na B3, em 18 de outubro de 2006, como um player nacional.
No IPO, a M. Dias Branco emitiu 17,22 milhões de ações, adquiridas por investidores nacionais e internacionais. A operação ampliou o acesso a recursos, acelerou a adoção de boas práticas de gestão de mercado, fortaleceu a governança e criou condições para impulsionar o crescimento orgânico e inorgânico do negócio.
Avalizada por Ivens Dias Branco, a abertura de capital da empresa cearense teve como principal objetivo garantir a perenidade do negócio.
“Se você olhar a história empresarial brasileira, verá que muitas companhias que eram sólidas nem existem mais. Avaliei que, para que a nossa empresa se mantivesse viva, era preciso uma estrutura que não dependesse de A ou B, e sim de uma governabilidade”, como afirmou Ivens Dias Branco ao jornalista Sérgio Vilas-Boas, que o entrevistou para sua biografia (Ivens Dias Branco – Simples, Criativo e Prático), lançada poucos anos após o IPO.
Nos anos seguintes, as aquisições ampliaram a presença da Companhia em todo o País e diversificaram seu portfólio. A Vitarella, adquirida em 2008, reforçou a liderança nacional em massas e biscoitos; Pilar e Estrela chegaram em 2011; e a Piraquê, arrematada em 2018, acelerou a expansão no Sul e no Sudeste, agregando uma marca de alto valor. A partir de 2021, a Companhia entrou em novas categorias com Fit Food e, em 2022, aprofundou a atuação em alimentos saudáveis com a Jasmine e realizou sua primeira aquisição internacional, a uruguaia Las Acacias.
O ciclo impulsionado pelo IPO ampliou a escala, a capilaridade e a diversidade do portfólio da M. Dias Branco, cujas marcas estão presentes em todo o Brasil e são exportadas para mais de 40 países. A Companhia reúne marcas reconhecidas nas principais categorias — massas e biscoitos — e, também, atua em snacks, alimentos saudáveis e food service, com a M. Dias Branco Profissional. Hoje é líder nacional em massas, biscoitos e granolas.
A governança corporativa acompanha essa evolução desde o primeiro dia de negociação. A M. Dias Branco vem aperfeiçoando continuamente estruturas e processos de prestação de contas, com atuação do Conselho de Administração, presidido por Consuelo Dias Branco, e dos comitês de Auditoria, de Gente e Gestão e de ESG. A Companhia mantém diálogo contínuo com acionistas, analistas e demais públicos.
Vale destacar que a empresa mantém uma agenda de sustentabilidade com 15 metas para 2030, organizadas em três pilares: cuidar do planeta, cuidar das pessoas e fortalecer alianças. Desde 2021, integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, carteira teórica formada por ações de empresas selecionadas por seu compromisso com a sustentabilidade.
A consistência dessa atuação é reconhecida pelo mercado de capitais nacional e internacional. A M. Dias Branco figura entre as empresas e equipes destacadas pela publicação internacional Institutional Investor e mantém o Rating Nacional de Longo Prazo “AAA (bra)”, com Perspectiva Estável, reafirmado em 2026 pela Fitch Ratings pelo nono ano consecutivo. Sua jornada também integrou a série “Histórias que Inspiram”, da B3, como estudo de caso sobre abertura de capital no Brasil.
Ao longo dessas duas décadas, o time de Relações com Investidores (RI), liderado por Gustavo Theodozio e pelo diretor de RI e Novos Negócios, Fábio Cefaly, ampliou o diálogo com bancos brasileiros e estrangeiros e apresentou a trajetória da M. Dias Branco nas principais conferências do mercado de capitais no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Essa atuação aprofundou a cobertura da Companhia e a aproximou de diferentes perfis de investidores.
Fábio Cefaly destaca que um dos diferenciais para os investidores é a política de remuneração aos acionistas, que prevê dividendos e/ou juros sobre capital próprio equivalentes a 80% do lucro ajustado, além de distribuições intermediárias mensais. A medida reforça a previsibilidade e o alinhamento com os acionistas minoritários.
“Temos orgulho de dividir os frutos do negócio com quem sempre acreditou em nossa consistência”, afirma Cefaly.
Por sua vez, Gustavo Theodozioo acrescenta e finaliza:
“Celebrar os 20 anos do IPO é reconhecer o papel do mercado de capitais na transformação da M. Dias Branco e renovar nosso compromisso com o futuro. Seguimos preparados para crescer com responsabilidade, inovar, fortalecer nossas marcas e gerar valor sustentável para acionistas, colaboradores, clientes, consumidores, parceiros e comunidades.”