Evangelho de hoje, sexta-feira, dia 01/122023 (Lc 21, 29-33)

Disse Jesus: "O Céu e a Terra passarão, mas minhas palavras não hão de passar."

Naquele tempo: Jesus contou-lhes uma parábola: 'Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.  

Reflexão – O reino de Deus  é construído sutilmente dentro de nós!

Jesus nos motiva a perceber que há certos sinais aqui na terra os quais conseguimos visualizar, como ventania, nuvens sobrecarregadas de chuvas, calor forte, o tempo propício para colher os frutos, árvores carregadas de flores. Estes sinais nos levam a tirar conclusões em relação ao clima e ao tempo. Da mesma, forma, também existem sinais que revelam a nossa atmosfera espiritual.  O exemplo da figueira nos alerta a não ficarmos alienados e sim, atentos aos sinais do reino de Deus que é construído sutilmente dentro de nós, no nosso dia a dia, na nossa caminhada com Ele, apesar de quase não o percebermos. Por isso, Ele nos ensina a entender e perceber a presença do reino de Deus em nós, assim como percebemos o aspecto das coisas que vivenciamos. Assim como há a aparência externa também há sinalização de que o reino dos céus está próximo de nós. Esta sinalização nos ocorre quando acolhemos a manifestação do Espírito Santo que nos leva a um estado de espírito que antes não conseguíamos alcançar, a saber: coração grato, alegre, em paz, amor aos irmãos, desejo de santidade, misericórdia, perdão. Quando você perceber em si mesmo esses sinais, saiba que o reino de Deus está próximo, isto é, Jesus está em você, agindo e motivando para uma vida nova. Um novo céu e uma nova terra começam a acontecer em nós quando vivenciamos a Palavra do Senhor que nos dá nova direção a fim de que possamos, desde já, viver o Seu reino aqui na terra. O céu e a terra visíveis, um dia passarão, o mundo será renovado e o reino de Deus, definitivamente, será estabelecido quando Jesus voltar! No entanto, desde já e no agora da nossa vida podemos distinguir os seus sinais.  - Você sabe diagnosticar o que se passa dentro do seu coração? – Onde está o reino de Deus? – Quais são os sinais de que o reino de Deus está perto de você? – Como o reino de Deus pode acontecer dentro do coração do homem?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO