Evangelho de hoje, sábado, 23/02/2024 (Jo. 11, 45-56)

Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

Naquele tempo: Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então os sumos sacerdotes e os  fariseus  reuniram o Conselho e disseram: 'O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação.' Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: 'Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?' Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: 'O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?'  

Reflexão -  Deus age de acordo com o Seu plano e nos faz Seus instrumentos de salvação.

Muitos judeus que presenciaram o milagre da ressurreição de Lázaro acreditaram e creram em Jesus.  Outros, no entanto, duvidaram e com o intuito de provocar agitação foram avisar aos fariseus que pensaram em liquidar com Jesus. O motivo era sempre o mesmo: “Esse homem realiza muitos sinais!” Eles não percebiam, porém, que fora justamente para isso que Jesus viera ao mundo: não para tornar-se Rei, mas, vítima entregue em holocausto para a salvação da humanidade. O plano de Deus se realizava com toda maestria! Precisava que houvesse aqueles que despertassem a indignação dos sumos sacerdotes e dos fariseus para que tudo fosse consumado. Por isso, o próprio sumo sacerdote, Caifás, profetizava quando falou: “Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?”   De fato, sem saber, ele decretou a sentença de morte para Jesus como redenção dos homens. Deus age de acordo com o Seu plano e nos faz Seus instrumentos de salvação, mesmo que não o percebamos como foi o caso de Caifás. Às vezes, apenas uma palavra que nós pronunciamos é um sinal que Deus dá ao mundo para que a Sua vontade se realize. Hoje também existem aquelas pessoas que se sentem aborrecidas com os sinais de Jesus por intermédio dos que são escolhidos como protagonistas do plano  que o Pai quer que se realize. Nada acontece por acaso, os sinais de Deus na nossa história também são evidentes. Muitas vezes nos encontramos num emaranhado de situações e não entendemos o que está atrás de tudo, mas a confiança de que o projeto de Deus se cumpre sem que o saibamos é a nossa única arma para nos manter firmes na luta. – Você confia que Deus dirige a sua vida mesmo que você não entenda nada? – O que você tem enxergado nos acontecimentos que tem vivido atualmente?  – Você tem consciência de que mesmo sem saber é um instrumento de salvação de Deus para os seus irmãos?   – Você acha que as coisas que acontecem consigo, têm sido coincidência ou intervenção de Deus? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO

Veja também