Evangelho de hoje, 4ª feira, dia 09/08/23 (Mt 15, 21-28)

Jesus lhe disse: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!' E desde aquele momento sua filha ficou curada.

Naquele tempo: Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananéia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: 'Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!' Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: 'Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós.' Jesus respondeu: 'Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.' Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: 'Senhor, socorre-me!' Jesus lhe disse: 'Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos.' A mulher insistiu: 'É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!' Diante disso, Jesus lhe disse: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!' E desde aquele momento sua filha ficou curada. 

Reflexão – A fé é o argumento que mantém a nossa esperança na hora do desespero!

O Senhor realiza em nós na medida do que nós almejamos, de coração. A força do nosso querer é um sinal de Fé e uma motivação para que Jesus realize em nossa vida os milagres que almejamos. Assim aconteceu com a mulher Cananéia que não se rendeu diante dos argumentos de Jesus, mas com fé e convicção, mesmo não se reconhecendo merecedora, pediu a Ele as migalhas que sobrassem da mesa dos judeus, e por isso, foi atendida. Da mesma forma que acolheu aquela mulher, Jesus também nos acolhe, mesmo que sejamos pecadores e, não façamos parte das ovelhas perdidas da casa de Israel!  Nós mesmos não temos merecimentos, não podemos cobrar nem exigir direitos, porém, grande é a nossa fé e isto basta para que Jesus venha também nos alimentar e a todos que são humildes para reconhecê-lo. Que também sejamos perseverantes e não cessemos de gritar: “Senhor, socorre-me!" A fé é o argumento que mantém a nossa esperança na hora do desespero! A nossa perseverança na oração aliada à certeza de que o Senhor está do nosso lado fará com que também consigamos Dele tudo de que precisamos.  - A sua fé também é grande como a da cananeia? – O que tem atraído você para Deus? -  Você se acha um caso sem jeito ou tem esperança de plantar e colher frutos de conversão?  - Você se acha merecedor da Salvação que Jesus veio trazer ao mundo? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO