Evangelho de hoje, 3ª feira, 25/07/23 (Mt 20, 20-28)

Jesus disse aos seus discípulos: " Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; Quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo."

Naquele tempo: A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou". Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vos sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".  

Reflexão - Queremos uma fé autêntica, mas nos rejeitamos a beber do cálice que o Pai nos dá”.

Veja também

Nós, também, como a mãe dos filhos de Zebedeu (Tiago e João) queremos sempre obter um lugar de honra e desejamos ser lisonjeados, distinguidos entendendo que nós e os “nossos filhos” devem ter primazia no reino de Deus. Ambicionamos também nos sentar ao lado de Jesus no reino dos céus, e fazer parte do Seu séquito, no entanto, quase nem percebemos que isto implica em que, também, bebamos do cálice que Ele bebeu e soframos o que Ele sofreu. Isto, porém, não faz parte das nossas reivindicações! Por essa razão Jesus também nos ensina: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor”! A mentalidade humana nos leva a desejar honras e glórias, porém, no reino de Deus e segundo a Sua mentalidade, ser o primeiro significa ser aquele que mais serve, mais luta, mais se entrega e mais se sacrifica. No mundo, os homens que estão no poder, oprimem. No reino de Deus aquele que tem mais poder, é o que mais serve, pois o discípulo não é maior do que o Mestre. Jesus é o servo fiel que sofreu e se entregou por nós para que tivéssemos um lugar no reino dos céus.   A nossa fé é autêntica quando se manifesta na hora do sofrimento!  Nós, porém, desejamos ser colocados nos lugares de prestígio, queremos ser donos de uma fé autêntica, mas não queremos “beber do cálice que o Pai nos dá”. Peçamos ao Senhor, portanto, que nos conceda um lugar de honra junto de Jesus, na Sua Cruz, servindo ao próximo como prova do nosso amor e da nossa gratidão.   - O que você acha do pedido da mãe dos filhos de Zebedeu?  - Você vive conforme a autoridade de Deus ou dos homens? -  Qual o lugar que você acha que merece no reino de Deus? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO