Evangelho de hoje, 2ª feira, 26/12 (Mt 10, 17-22)

Jesus disse aos seus apóstolos: "Quem perseverar até o fim, esse será salvo".

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos "Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo". 

Reflexão – O Espírito Santo tem a chave da vitória!

Veja também

Neste Evangelho Jesus nos ensina a encarar os desafios da nossa missão com confiança na ação Espírito Santo que Ele nos deixou. O Espírito Santo é o agente por meio do qual Deus se manifesta para realizar a Sua vontade em nós e por nosso intermédio. Por isso, Jesus instruía aos seus discípulos como fazer quando fossem arrastados diante dos homens e dos tribunais em defesa do reino de Deus. Já de antemão Ele os advertia e abria os olhos em relação às coisas que poderiam acontecer, porém, Ele lhes mostrava a chave para que o reino de Deus se manifestasse com força: ficar aberto ao poder do Espírito Santo! Este é para nós também hoje um ensinamento precioso: não precisamos fazer cálculos, nem planos. Não precisamos nos atemorizar nem nos tornar subservientes às acusações e às apelações dos nossos carrascos.  Apenas, precisamos nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus e perseverar com firmeza e determinação. A perseverança é o único esforço que precisamos fazer e é a parte que nos compete. Não desistir, não perder a esperança nem a fé e deixar que o Espírito Santo no momento exato faça Deus reinar em nós e tudo será realizado conforme o seu querer. – Você tem perseverado na oração, na Palavra, nos Sacramentos e na vivência do Amor? – Você pede a ajuda do Espírito Santo quando vai falar e agir? – Com o Espírito Santo você fará prodígios e milagres acontecerem. 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO