Empresas pedem que Anatel não faça leilão arrecadatório para 5G

Em nota ao público, a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações, espera mais informações para a compreensão das premissas e metodologias empregadas na apuração dos valores globais das radiofrequências.

Já aprovado pela Anatel, o edital 5G, que trata da implantação da Tecnologa de Quinta Geração no Brasil, já mobiliza as empresas do setor.

A Conexis Brasil Digital, entidade que conrega as empresas de telecomunicações e deconectividade, distribuiu ontem, 26, nota ao público, na qual diz, entre outras coisa, que acredita que o governo "garantirá um leilão não arrecadatório". A nota é a seguinte, na íntegra:

"O setor de telecomunicações analisará detalhadamente cada ponto do edital de 5G, aprovado ontem pela Anatel, para elucidar a correta participação das empresas no leilão, previsto para 2021. 

"Aguardamos a análise do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e eventuais ajustes na proposta. Reiteramos a importância de termos regras estáveis, claras e transparentes que garantam a livre iniciativa, segurança jurídica e regulatória ao certame, bem como obrigações que privilegiem os investimentos associados ao objeto do leilão e minimizem o custo dos não associados. 

"Acreditamos que o governo garantirá um leilão não arrecadatório que se alinhe aos objetivos do setor de ter investimentos nas frequências, e esperamos ter mais informações para a compreensão das premissas e metodologias empregadas na apuração dos valores globais das radiofrequências. 

"Trata-se de um marco no setor de telecomunicações brasileiro e reforçamos nossa disposição e interesse de dialogar com as autoridades competentes e contribuir para que a nova tecnologia de 5G traga desenvolvimento ao país, inclusão digital e melhoria de vida para a população brasileira. 

"Somos conscientes do nosso papel central como grande motor da inovação e da economia do futuro."



Assuntos Relacionados