Aneel autoriza cearense Uruquê a produzir energia solar

Projeto da empresa cearense será instalado em Jaguaretama e Umari e terá potência instalada de 1,5 gigawatts. Toda esse energia será consumida por uma indústria do futuro Hub do H2V do Pecém

Sete empresas desenvolvedoras de projetos de geração de energia solar fotovoltaica – entre as quais a cearense Uruquê Energias e Participações Ltda – foram autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a atuar como produtores independentes.

O empreendimento da Uruquê prevê a instalação de um complexo de geração solar que terá 33 usinas distribuídas na geografia dos municípios de Jaguaretama e Umari, no interior do Ceará, com potência total instalada de 1,5 gigawatts – ou 1.500 megawatts.

O projeto da Uruque garante 50% de redução nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição da Enel e da Chesf (TUST e TUSD), desde que a geração seja iniciada no prazo de até 54 meses.
 
Esse desconto é uma vantagem para a comercialização de energia renovável no mercado livre. 
 
Além do projeto da Uruquê, a Aneel também autorizou também outras seis empresas que têm projetos de geração solar fotovoltaica em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí, com potência total de 4,9 gigawatts.

Esta coluna pode revelar que toda a energia a ser gerada pela Uruquê em Umari e Jaguaretama já tem um comprador, cuja identidade não pode ser revelada por impedimento de uma cláusula de confidencialidade.
 
Trata-se, porém, de uma empresa que produzirá Hidrogênio Verde do Hub do H2V do Pecém.