Como Gustavo Morínigo pode mudar o Ceará para tentar surpreender o Fortaleza na final

Com desfalque de Richardson, treinador do Ceará pode mudar estratégia para tentar surpreender o Fortaleza na decisão

O primeiro jogo da final do Campeonato Cearense deixou uma clara mensagem ao técnico Gustavo Morínigo: mais que um bom jogo, será preciso imaginar alguma forma de tentar surpreender o Fortaleza para que o Ceará possa reverter a vantagem do rival e ficar com o título.

Em comparação com o Tricolor, o treinador paraguaio tem um elenco mais enxuto e que oferece menos variações. Mas, mesmo assim, dá para imaginar algumas alterações que poderiam possibilitar uma dinâmica diferente de plano de jogo e estratégia.

Por suspensão, ele não poderá contar com o volante Richardson. Certo é que ele irá mudar no time. E aqui algumas opções.

OPÇÃO 1 - ESCALAÇÃO CONSERVADORA

Escolher Caíque Gonçalves como titular para manter a estrutura e características do time. Sem surpresas, seria a escalação mais conservadora para o duelo.

OPÇÃO 2 - MAIS CRIATIVIDADE E JANDERSON NO 2º TEMPO

Recuar Castilho para jogar como 2º volante e utilizar um meia-armador para melhorar a qualidade de passe/criatividade da equipe. Jean Carlos e Chay são opções. Além disso, a entrada de Luvannor no time titular para dar mais imposição física e, principalmente, preservar Janderson para entrar no 2º tempo.

O camisa 77 não tem feito grandes atuações, mas entrando no decorrer da partida e encontrando a defesa adversária mais desgastada, pode acrescentar muita velocidade para mudar o cenário do jogo.

OPÇÃO 3 - DOBRAR LATERAIS

Outra alternativa é "dobrar" as laterais, e isso pode acontecer tanto pela direita como pela esquerda. Na direita, Michel Macedo pode entrar e, assim, adiantar Warley para jogar como um ponta, mais avançado.

Na esquerda, Danilo Barcelos pode desempenhar esta função, sem tantas obrigações defensivas (um ponto fraco dele).

Nas duas situações, é possível utilizar um meio de campo mais técnico, que melhore a circulação de bola/articulação pelo corredor central, já que os lados do campo estarão mais protegidos.

Certo é que, independente de peças, o Ceará precisará mudar a postura apresentada no 1º jogo da final para conquistar o título.