Porcelanato amadeirado: da sustentabilidade às múltiplas possibilidades

Sustentabilidade, durabilidade e praticidade estão entre os bons motivos para apostar na peça nos projetos arquitetônicos

Trazer elementos da natureza para dentro de casa segue sendo um dos nossos grandes desejos, né? Com eles vêm a sensação de frescor e bem-estar que tanto amamos. A aposta no porcelanato amadeirado segue essa com peças que imitam até os veios da madeira, mas num material mais tecnológico e prático. Conheça as vantagens da sua instalação.

Tem beleza, resistência e durabilidade, além da variedade de preços no mercado. Entre os pontos positivos do porcelanato, está não sofrer com a umidade nem com ataque de cupins. Também é versátil, podendo ser instalado nas paredes e chão com manutenção simples, usando apenas detergente e água.

Tamanhos e paginação

O mercado dispõe de uma variedade de tamanhos como 60 X 60 cm, 20 X 120 cm e 11 X 120 cm, em formatos de placas quadradas e em réguas. A dica para imprimir um efeito realista é escolher o formato régua. Elas permitem criar diferentes paginações, inclusive, o clássico estilo Chevron.

As possibilidades de instalações são infinitas: banheiro, cozinha, sala, varanda e quartos. Esteja atento apenas às especificações do estilo do porcelanato, pois no banheiro, decks ou demais áreas molhadas, recomenda-se pisos antiderrapantes.

Texturas e tonalidades

Os porcelanatos são tão realistas imitando madeira que possuem tonalidades e texturas similares. Um dos benefícios de substituir a madeira em sua versão nativa está relacionado à questão sustentável pela preservação das espécies presentes em seus habitats de origem.

Trouxe exemplos de paginações feitas com porcelanatos da Roca Cerámica e Incepa, que possuem efeito extremamente realista, fruto da altíssima tecnologia de impressão HD que a Roca Brasil Cerámica investe em processo fabril. Isso é sentido no prazer de andar descalço e se deixar levar pela ideia de caminhar sobre a forma orgânica do material.

A escolha da tonalidade mais sóbria e escura ou clara no tom caramelo vai depender da composição e proposta do projeto. Se deseja deixar o ambiente mais amplo, aposte nas nuances mais claras, por exemplo. O amadeirado também é um coringa e costuma conversar facilmente com demais elementos do projeto, como mármores e granitos. Gostou das dicas? Escolha um para chamar de seu.

* Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora