No próximo dia 29/05, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará na Unifor, para participar de evento promovido pelo Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) e Instituto Brasileiro de Executivo em Finanças (IBEF-CE).
O Corecon-CE e o IBEF-CE prestarão homenagem ao presidente do Banco Central do Brasil, com o Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico, em razão das ações de inclusão financeira.
REVOLUÇÃO NO SISTEMA BANCÁRIO
O Pix, implementado na gestão de Roberto Campos Neto, revolucionou o sistema bancário nacional, permitindo celeridade e maior eficiência do sistema de pagamentos e transferências de recursos.
Atualmente o Pix detêm números espetaculares. Segundo o Banco Central, no último mês de abril de 2023, o Pix já alcançava mais de 147 milhões de usuários, 410 milhões de contas e 600 milhões de chaves cadastradas. Somente no mês de abril/2023 foram movimentados mais de R$ 1,1 trilhão por meio do Pix.
O Open Finance, outra inovação, ainda em implementação, a “segunda onda” do processo de aperfeiçoamento do sistema financeiro nacional, permitirá maior competição entre instituições, melhores produtos e serviços e menores custos para os clientes.
50 ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIFOR
A visita do presidente do Banco Central a Fortaleza, também faz parte das comemorações de 50 anos do curso de Ciências Econômicas da Unifor.
O curso de Ciências Econômicas da Unifor, ao longo de 50 anos, vem formando economistas de alto nível, com participação relevante no desenvolvimento econômico do Ceará e do País.
PRÊMIO INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A edição 2023 do Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico é parceria do Corecon/CE com o IBEF/CE e, além da Unifor, conta com o apoio institucional da BS Cash, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Corpvs Segurança, Guanabara, Libercard, CERC e Sindecon/CE.
Em conversa com este colunista, o presidente do Corecon-CE, Igor Lucena ressalta que “o prêmio é uma forma de incentivar pesquisas e estudos, nas esferas pública e privada, sobre questões econômicas importantes e de reconhecer os esforços e realizações dos economistas que buscam soluções para os desafios econômicos do mundo”.
Ainda segundo Igor Lucena, o economista Roberto Campos Neto não se limitou aos objetivos clássicos do Banco Central, “tendo optado por compreender com mais profundidade os problemas da sociedade brasileira e de aproximar de maneira efetiva o trabalho da autoridade monetária aos anseios de uma sociedade em profunda transformação”.
Evento:
Entrega do Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico ao presidente do Banco Central, economista Roberto Campos Neto
Dia 29 de maio de 2023
18h – Teatro Celina Queiroz (Unifor)
Aberto ao público Link para inscrição: https://corecon-ce.org.br/premio-inovacao/
Grande abraço e até a próxima semana.
Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.